O perfil do consumidor português está em mudança acelerada. Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor a SIBS divulga alguns dados de caracterização dos consumidores e do consumo em Portugal que revelam uma maior adesão às compras online. Por outro lado, o Portal da Queixa assinala o facto de os consumidores optarem cada vez mais pelo comércio eletrónico, por serem mais exigentes e atentos, efetuando pesquisas antes de efetuarem as suas compras, e atribuirem cada vez mais valor à opinião de outros consumidores sobre as marcas e produtos que os interessam. A reputação é o indicador que mais faz confiar numa marca.
Consumidor atual é mais digital, exigente e confia na reputação das marcas
O perfil do consumidor português está a mudar, destaca neste Dia do Consumidor o Portal da Queixa: é mais digital, exigente, atento (pesquisa antes de comprar) e valoriza a opinião de outros consumidores antes da decisão de compra. A reputação é o indicador que mais faz confiar numa marca.
Em ano marcado pela inflação, o Portal da Queixa foi ouvir a sociedade de consumo para saber quais os novos comportamentos e hábitos de consumo dos consumidores portugueses e realizou o estudo “O Perfil do Consumidor Atual”.
Compras e reclamações online são habituais entre consumidores
O inquérito realizado permite aferir que 91,4% dos consumidores já comprou online, 69,5% dos afirma pesquisar sempre antes de comprar, 69,8% admite ter apresentado uma reclamação online e 84,9% escolhe a reputação como o principal indicador de confiança de uma marca, em vez da sua notoriedade (15,1%).
À questão sobre o que considera mais importante no momento da decisão de compra ,63,9% respondeu a opinião de outros consumidores, 59,5% afirma que é a reputação da marca e 52,3% diz que é o preço promocional.
Tecnologia e MB Way entre as preferências do consumidor português
Sobre o tipo de produtos e serviços que costuma comprar online, as respostas revelam que os consumidores compram mais tecnologia (61,1%), vestuário (55%), beleza e bem-estar (34,3%) e viagens (37,9%).
No que se refere ao método de pagamento, os dados apurados indicam que a referência Multibanco ainda é o meio de pagamento preferencial dos consumidores (64,8%). Segue-se o cartão de crédito (46,4%) e o MB WAY (37,4%).
Reclamação satisfeita atribui reputação às marcas
De acordo com o estudo do Portal da Queixa, o novo consumidor português – que migrou para as plataformas digitais – está mais atento, exigente e valoriza a comunicação de proximidade com as marcas. Reclama mais e encara a forma como uma reclamação é resolvida como o novo critério de avaliação de uma marca.
À questão se faz sentido reclamar, 50% dos inquiridos respondeu que sim, 24,8% diz ser um direito e dever e 21,2% considera que reclamar permite alertar outros consumidores.
Portal da Queixa é canal preferido para reclamar
À pergunta qual o meio utilizado para reclamar, 64,7% afirma escolher o Portal da Queixa, 56,3% admite fazê-lo diretamente nos canais da marca, 33,8% opta pelo livro de reclamações e 19,1% queixa-se às associações de consumidores. E qual o canal mais eficaz para reclamar? A maioria, 56,3%, responde que é o Portal da Queixa, sendo que 49,7% dos inquiridos assumiu que consultar o Portal da Queixa já lhe evitou uma compra de risco.
Para Pedro Lourenço, fundador da plataforma de apoio aos consumidores Portal da Queixa e administrador e fundador da Consumers Trust, “este estudo vem demonstrar claramente que os consumidores atuais são digitais e se encontram empoderados pela sua capacidade de influenciar outros através da sua opinião. Para alcançar o sucesso, é hoje mais importante do que nunca que os decisores estratégicos das marcas pensem em linha com a realidade dos consumidores e não de acordo com uma ‘persona’ de ficção, habitualmente criada pelos departamentos de marketing.”
Crescimento de pagamentos online é maior do que nas lojas físicas
Entretanto, neste último ano, no período de março de 2022 a fevereiro de 2023, a SIBS – empresa gestora de Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático – registou um crescimento de 30% no número pagamentos face ao período homólogo anterior, sendo o valor médio por compra registado de 36,20€, semelhante ao registado anteriormente.
Este crescimento é superior nos pagamentos on-line do que nos pagamentos em lojas físicas. O crescimento em número de operações no on-line situou-se nos +46%, enquanto que nas lojas físicas ascendeu aos +27%.
Crescimento exponencial do MB Way
Em relação ao método de pagamento preferido pelos consumidores portugueses no comércio eletrónico destaque para o MB Way, que registou um crescimento, entre os dois períodos analisados, superior a 90% em número.
No MB Way a operação “Pagamentos Autorizados” registou um crescimento de 138% nos primeiros 2 meses em que esteve disponível.
Esta nova funcionalidade, dedicada aos pagamentos online, permite pagar de forma mais simples nos comerciantes em que os utilizadores têm subscrições de serviços (como assinaturas de imprensa, água, eletricidade e gás, mas também comunicações, entre outras) ou em que fazem pagamentos com elevada frequência, garantindo simultaneamente maior segurança e facilidade na gestão dos pagamentos que autorizam.
Comportamento homogéneo dos pagamentos online em todo o país
A infografia evidencia o crescimento em todo o território nacional ao nível dos pagamentos online, tendo o maior número médio de pagamentos online por consumidor (considerando a proxy de cartão) nos últimos 12 meses registado um maior aumento em Lisboa (8,5 pagamentos por consumidor), Setúbal e Porto (7,2), Coimbra (7,1) e Braga (6,4).
Analisando a variação entre os dois períodos em análise conclui-se que o crescimento dos pagamentos online não é exclusivo dos consumidores mais urbanos, mas está presente em todo o território nacional com os maiores crescimentos em número a registarem-se em Portalegre (+73%), Bragança (+62%), Região Autónoma da Madeira (+58%), Região Autónoma dos Açores (+58%) e Coimbra (+56%), parecendo indicar a tendência na convergência desta adoção.
Combater a inflação em 2023 gastando menos no supermercado
Neste Dia do Consumidor, assinalado em período de alta de preços e crise inflacionária que começa a ter um peso muito significativo no orçamento da maioria das famílias – e sabendo que os gastos com supermercado variam muito de família para família -, deixam-se ainda algumas sugestões de poupança divulgadas pelo diário económico DinheiroVivo:
- Instalar a aplicação SuperSave
Para comparar facilmente preços entre supermercados, pode instalar no seu smartphone a SuperSave, aplicação gratuita que permite pesquisar entre os milhares de artigos de supermercados como Auchan, Minipreço, Continente e Pingo Doce. Além disso, também a pensar no consumidor, a Deco Proteste lançou um simulador que ajuda a descobrir o supermercado com preços mais baixos na sua área de residência.
- Fazer uma lista de compras;
- Aproveitar promoções;
- Escolher marcas brancas;
- Comparar relação preço/quilograma;
- Use sacos próprios;
- Não vá ao supermercado com fome;
- Guarde o Recibo; e
- Proteja-se de estratégias de venda agressivas ou enganosas.
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Imagem: Uriel Soberanes / Unsplash; 1) Rob Maxwell / Unsplash