Rojões e Papas de Sarrabulho apelam a visitar Barcelos

Rojões e Papas de Sarrabulho apelam a visitar Barcelos

Pub

 

 

Avantajadas e ricas doses de rojões e papas de sarrabulho à moda de Barcelos vão estar disponíveis em 38 restaurantes do concelho, no âmbito dos fins de semana gastronómicos, promovidos pelo Município de Barcelos. Nem de propósito, por estes dias ainda de algum frio, a cidade de Barcelos organiza um evento gastronómico que reúne à mesa  dois dos pratos preferidos de grande parte das famílias portuguesas. Assim, vá em passeio até à princesa do Cávado, sente-se à mesa num dos restaurantes aderentes, e aconchegue o estômago e a mente com os presigos que a região tem para lhe oferecer.

Da tradição da matança do porco, antigamente morto em casa dos lavradores e chamuscado com colmo de centeio, ficando depois suspenso de cabeça para baixo durante dois dias, sendo depois desmanchado, salgado e fumado, resultaram, entre outros práticos típicos da região minhota, as papas de sarrabulho e os rojões à moda de Barcelos.

E se hoje os tempos e os modos são outros, todavia a época e a procura pelas papas de sarrabulho e pelos rojões mantém-se, pelo que esta rica e forte comida é bastante solicitada e apreciada na restauração do território barcelense.

A pensar nisso, e também como forma de promover a gastronomia local e dinamizar economicamente a restauração do concelho, o Município de Barcelos promove, de 17 a 19 de março, o fim de semana dos rojões e das papas de sarrabulho à moda de Barcelos. E se os rojões se confecionam de forma praticamente idêntica em toda a região minhota, já as papas de sarrabulho à moda de Barcelos primam pela diferença de serem confecionadas com “mílharos”, estabelecendo uma diferença no sabor, face às demais de outras localidades.

Como complemento ao repasto, o Município de Barcelos apresenta uma caminhada e uma arruada como propostas para este fim de semana. A caminhada “Pelos Trilhos do Artesanato Popular” percorrerá alguns caminhos na envolvência do monte do Facho, que muitos apontam como a origem da tradição olárica barcelense. A arruada realiza-se no sábado, pelas 10h30, no Centro Histórico de Barcelos, com o Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme”.

Restaurantes Aderentes ao Fim de Semana Gastronómico

Abel Martins (Várzea), Alma dos Reis (Igreja Nova), Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Bagoeira (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália), Bom Gosto (Arcozelo), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa do Eduardo (Milhazes), Casa Sêmea (Arcozelo), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea),  Fina Mesa (Grimancelos), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Gosto Muito (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Restaurante 2000 (Tamel S. Fins), Restaurante Pérola (Barcelos), Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde), Rústico (Mariz), Solar das Fontes (Várzea), Sonho do Cávado (Manhente), Taberninha O Chico (Perelhal), Taberna do Armindo (Remelhe), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberna Lopes (Gilmonde), Tasca da Ponte (Barcelinhos), Tasquinha O Telheiro (Viatodos), Terraço dos Petiscos (Vila Boa), Três Marias (Barcelos), Tropical (Várzea), Vera Cruz (Barcelos).

Como cozinhar Rojões de Porco à Portuguesa

Embora a qualidade da mão da cozinheira ou cozinheiro e dos ingredientes de confeção sejam indispensáveis à obtenção de um prato de carne de porco por quase todos apreciado, a confeção deste presigo é muito simples e barata de preparar, refere a TeleCulinária:

Então, faça-se assim:

  • Comece-se por deitar os rojões para uma tigela e temperam-se com azeite, vinho branco, pimentão, louro e dentes de alho laminados a gosto. De seguida, envolvem-se bem, tapam-se e deixam-se a marinar no frigorífico um mínimo de 2 horas (quanto mais tempo mais as carnes absorvem o sabor dos condimentos).
  • Derrete-se depois a banha de porco num tacho, juntando-se a carne bem escorrida. Cozinha-se , então, em lume forte durante cerca de 10 minutos. Reduz-se de seguida a temperatura, adiciona-se a marinada, retifica-se o sal e tempera-se com uma pitada de pimenta. Para acabar de cozinhar tapa-se e deixe-se cozinhar durante mais cerca de 35 minutos ou até o molho ficar bem apurado e a carne bem macia e suculenta. Se necessário, acrescente-se um pouco de água quente a meio, mas garantindo que fica com pouco molho no final.
  • Retirar do lume e servir decorado com pickles e azeitonas e acompanhado com batatas fritas. Por +último, polvilhe-se tudo com salsa picada.

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 700 g de rojões de porco
  • 3 dentes de alho
  • 1,5 dl de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de banha
  • 2 colheres (sopa) de massa de pimentão
  • 1 raminho de salsa
  • 1 folha de louro
  • Pickles q.b.
  • Azeitonas q.b.
  • Sal e pimenta q.b.

Ossos de assuã e outras iguarias

Caminhar pela ‘Rota do Turismo Industrial’ de Barcelos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença - migrantes - migrações - cgtp-in - nações unidas - antónio guterres- famalicão - unicef - cidade amiga das crianças - infância - poesia - amor - enamoramento - fascínio - comportamento - literatura

Imagens: MBCL

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.