Barriguinhas à conversa – o pai durante a gestação e o pós-parto

Barriguinhas à conversa – o pai durante a gestação e o pós-parto

Pub

 

 

A importância da presença e participação ativa do pai na vida do bebé e do casal é cada vez mais visível e esperada pela sociedade. Apesar do trabalho de parto exigir fisiologicamente mais da mãe, é importante que o pai esteja presente neste momento tão especial e desafiante para dar apoio à mãe e criar um ambiente familiar ideal para o denvolvimento dos rebentos da família, mas também já antes durante o período de gestação.

Além da sua participação fundamental no trabalho de parto, a importância do papel do pai acresce depois do bebé nascer. Dividir as tarefas com a mãe, como as da higiene e outros cuidados do bebé, é fundamental para evitar esgotamentos e promover o bem-estar em casa.

O papel do Pai no na gestação e no pós-parto é tema das conversas com Barriguinhas

Com o Dia do Pai quase a chegar, as Conversas com Barriguinhas vão abordar o papel da figura paterna durante a gestação e pós-parto e dar a conhecer como este pode aumentar a conexão com a mãe e o bebé nas sessões online desta semana. As inscrições estão disponíveis na respetiva plataforma para agendamento.

No dia 14 de março, pelas 17 horas, a enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstétrica Sara Paz vai explicar tudo sobre o papel do pai no trabalho de parto.

Já a psicóloga pediátrica da clínica ForBabiesBrain Clementina Almeida vai falar sobre as cólicas do recém-nascido e ajudar os casais a aliviar as dores do bebé nestes momentos de aflição.

Assim, no dia 16 de março, pelas 17 horas, a médica dentista e autora do blogue Dente a Dente, Inês Guerra Pereira, vai estar presente para explicar como o pai pode ajudar com a higiene oral do bebé.

Outra forma de dividir tarefas é preparar a hora da refeição, principalmente nas primeiras semanas pós-parto quando a mãe ainda está a recuperar. Por isso, Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, vai abordar o tema “O Pai também cozinha!”.

Nos primeiros meses de vida, a conexão do bebé com a mãe é muito grande, pelo que é importante que o pai se esforce para estabelecer uma relação de proximidade com o bebé. Nesse sentido, a conselheira em Aleitamento Materno Raquel Fonseca vai explicar a importância do contacto pele com pele para promover esta conexão com a figura paterna.

A importância das células estaminais do cordão umbilical do bebé vai estar ainda em destaque em ambas as sessões. Joana Gomes, conselheira em células estaminais da Crioestaminal, vai explicar o que são estas células e dar a conhecer os benefícios de guardar este recurso terapêutico, que só pode ser colhido no momento do parto.

Além do conjunto de descontos dos parceiros da iniciativa a que todos os inscritos vão ter acesso, uma das grávidas participantes nas sessões de março vai receber uma mala de maternidade, que incluirá produtos para a mãe e para o bebé, a título de oferta.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista - solidariedade social - voluntariado - dar-as-mãos - reffod - famalicão - mário passos - chma - raquel varela - escola - escola pública - docência - docentes - professores - escolas privadas - retrocesso social - reformas - classe social - liberdade - amor - gays - lésbicas - direito à diferença - migrantes - migrações - cgtp-in - nações unidas - antónio guterres- famalicão - unicef - cidade amiga das crianças - infância - poesia - amor - enamoramento - fascínio - comportamento - literatura

Imagem: Mikael Stenberg / Unsplash

Pub

Categorias: Agenda, Família

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.