Várias décadas antes do despertar da televisão em Portugal, Raul de Caldevilla fundou no Porto a Invicta Filmes e realizou em 1917 o primeiro filme publicitário do país, “Um Chá nas Nuvens”.
Com o intuito de promover uma nova marca de bolachas, contratou os Puortollanos, pai e filho ginastas galegos, com fama no mundo do espectáculo, e fê-los trepar os 75 metros de puro barroco da Torre dos Clérigos.
O evento tinha sido promovido nos jornais locais e o povo respondeu em massa. Cento e cinquenta mil pessoas juntaram-se na Baixa do Porto, para assistirem a uma proeza inédita.
‘Fita Assombrosa’ de um chá à altura das nuvens esgotou salas de cinema dias a fio
Ao alcançarem o topo, o duo montou uma mesinha e tomou chá, acompanhado pelos novos petit beurre da Fábrica Invicta.
Aproveitando as alturas, daí lançaram milhares de folhetos publicitando as bolachas.
O jovem Manoel de Oliveira, que mais tarde viria a tornar-se o mais consagrado realizador de cinema português, estava entre o público.
A sagacidade de Caldevilla foi filmar tudo isto, lançando nas salas de cinema, pouco tempo depois, a tal “fita assombrosa”, 17 minutos que esgotaram lotações dias seguidos, conforme relatam os jornais da época.
Imagens: DR
Obs: texto previamente publicado na página facebook do autor Luís Alves, tendo sido sujeito a ligeiras adequações na presente edição.