Famalicão anunciou a criação de uma Residência de Estudantes em pleno centro urbano, nas atuais instalações do Departamento do Ambiente do Município. A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, no decurso da cerimónia comemorativa do 37.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a cidade, que decorreu no passado sábado, 9 de julho, nos Paços do Concelho.
Num investimento de cerca de três milhões de euros, serão disponibilizadas perto de uma centena de camas destinadas a estudantes bolseiros deslocados e a investigadores em mobilidade, infraestrutura que dará resposta a quatro instituições de Ensino Superior. Para além de constituir o único projeto de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis para a cidade, representa a introdução no mercado de arrendamento local de um novo modelo de oferta em termos de qualidade, tipologia e valor da renda, e, pela sua localização, representa, de igual modo, uma aposta do Município na devolução de novos residentes ao centro urbano da cidade.
Mário Passos reforça a importância do equipamento pelo ângulo da construção da nova cidade de Famalicão, uma cidade “com pessoas, convidativa, acessível, democrática”. De forma indireta, a nova infraestrutura municipal de apoio às escolas de ensino superior famalicenses e respetivos alunos deixará também disponíveis algumas habitações para o mercado de arrendamento destinado a famílias.
Este equipamento terá o condão de garantir a juventude na presença quotidiana do núcleo urbano de uma cidade que tem vindo a sofrer um profundo processo de requalificação e reestruturação. “A obra de renovação do Mercado Municipal foi o início de um processo de transfiguração da nossa cidade para novos patamares, com espaço público modernizado, funcional e convidativo”, referiu o edil. “Hoje, a nossa cidade é esse terreno fecundo, uma cidade sem muros nem ameias. Fruto do maior investimento de sempre em obras de requalificação urbanística, o centro de Famalicão está já praticamente transformado numa nova realidade”, acrescentou.
O total de investimento previsto para a residência universitária na candidatura é de 2,9 milhões e é apontado o mês de setembro de 2024 como data de abertura do equipamento.
“Queremos pessoas no espaço público porque só assim fará sentido todo o esforço despendido”. Para isso, a Câmara Municipal está a “preparar um programa de animação regular para a nossa cidade. Queremos que os famalicenses venham até à sede do concelho para fazerem as suas compras, mas também para se divertirem e fruírem da vida. Queremos tornar o nosso centro num palco ao ar livre”, refere o edil.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.
O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Publicidade (promoções e tabelas em vigor):
Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar para vilanova@vilanovaonline.pt.
Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.
Contacte-nos para situações especiais.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.