A primeira tranche do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 2,2 mil milhões de euros, já foi entregue pela Comissão Europeia a Portugal, conforme João Leão, o Ministro de Estado e das Finanças, anunciara recentemente.
O primeiro desembolso acontece mais de um ano depois do primeiro acordo entre os Estados-membros sobre o fundo de recuperação pós-pandemia (vulgarmente apelidado de “bazuca” europeia).
Os próximos desembolsos serão aprovados pelo executivo comunitário em função do ritmo de execução dos investimentos e reformas definidos no PRR.
Depois de ter sido o primeiro país europeu a entregar o PRR, Portugal integra hoje o grupo de três países a receber o primeiro pagamento.
O valor deste pré-financiamento corresponde a cerca de 13% do valor global de subvenções e empréstimos previstos no plano nacional.
O Governo estima que os apoios diretos do PRR às empresas irão atingir 3,4% do PIB, sendo que a fundo perdido podem variar entre 25% e 70% do investimento a realizar.
“Todo o nosso empenho durante meses foi determinante para chegarmos ao dia de hoje”, referiu o Ministro de Estado e das Finanças.
“Este é um PRR que vai estar ao serviço das pessoas e da transição verde e digital. Os investimentos no Serviço Nacional de Saúde, em equipamentos sociais, na digitalização das nossas escolas, na criação de um parque público de habitação e numa segurança social eficiente são pilares fundamentais do Plano de Recuperação e Resiliência, porque são, também, pilares fundamentais da sociedade que ambicionamos.
Estamos muito motivados para executar de uma forma célere este plano, um plano inserido na estratégia do Governo e que dará um relevante contributo para melhorar a vida de todos e de cada um dos portugueses”, concluiu com entusiasmo.
O PRR português foi aprovado a 16 de Junho pela Comissão Europeia. O programa totaliza 16.600 milhões de euros, dividindo-se entre 13.900 milhões através de subvenções e 2.700 milhões através de empréstimos assegurados pelo mecanismo de recuperação.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Empresários do ramo das energias renováveis interessados em Viana do Castelo
Imagem: Gov
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*