Na Trofa, arrancou a empreitada da Ciclovia Norte. O Corredor Ciclável da Trofa (Zona Norte) vai ligar a Interface Ferroviária ao Parque das Azenhas, passando pela Escola Professor Napoleão Sousa Marques e pelo Aquaplace – Academia Municipal da Trofa. A obra incentiva uma nova mobilidade no Concelho, apostando na sustentabilidade e na descarbonização, procurando dar impulso à ação de promoção dos modos de mobilidade suaves.
A empreitada da Ciclovia Norte, também designada por Corredor Ciclável da Trofa, é uma obra de iniciativa municipal comparticipada pelo Programa Portugal 2020. A nova obra vai criar um percurso seguro e funcional, pedonal e ciclável, entre o Interface Ferroviário e o Parque das Azenhas. Passando por estruturas importantes, em número de utilizadores e acessos, como a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, a Alameda da Estação, o Aquaplace (Piscina Municipal), o Hospital da Trofa e a Distribuidora 21, a nova ciclovia desembocará na Rotunda dos Bombeiros, na EN14, e no Parque das Azenhas que já integra uma ciclovia com cerca de 5 km de extensão.
Investimento de quase 1 milhão de euros
Este percurso ciclável tem como objetivo completar uma vasta rede ciclável existente e em construção na Trofa. Desta forma, a autarquia local promove o uso da bicicleta como meio de transporte e a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria passível de vir a garantir uma franja apreciável da repartição modal entre os utentes dos diversos transportes públicos.
Esta orientação foi iniciada no município com o “Plano da Rede de Ciclovias para a Cidade da Trofa e Ligações Interurbanas a Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão”, mas que tem também como complemento o Corredor Ciclável e Pedonal do Coronado, em construção, bem como os sistemas de partilha de bicicletas (BUT) e de Trotinetas (Trofinetes).
Com este projeto, a Câmara Municipal da Trofa, liderada por Sérgio Humberto, efetua um investimento de cerca de 950 mil euros, comparticipado pela União Europeia. O novo projeto estará previsivelmente concluído no final de outubro deste ano.
Imagens: (0) MTRF, (1, 2) SH