Talento Made in Guimarães | Nuno Cachada

 

 

A pessoa, o trabalho e a criação

O Nuno Cachada não sabe estar quieto. Superactivo e dedicado àquilo que se propõe fazer, é uma pessoa que gosta de desafiar em primeiro lugar a si mesmo, não só no seu instrumento: a guitarra clássica, mas também na sua profissão de professor e até noutras áreas como o xadrez e o cubo de Rubik.

É um apaixonado pelos desafios e gosta de ser bom em tudo, trabalhando muito mas sem aparente grande esforço (é inteligentíssimo). Parece estar sempre em competição consigo mesmo. Excelente pessoa, o Nuno Cachada é, às vezes, até um pouco ingénuo em algumas coisas – no bom sentido— confiando sempre na boa vontade dos outros e sendo uma pessoa de palavra.

Claro que como artista que é, é também por vezes distraído e distante, o que lhe dá um carisma muito peculiar. Tem um sorriso fácil e aberto, genuíno, simpático; é um optimista mas ao mesmo tempo uma pessoa nervosa e ansiosa por resultados e não está nunca disposto a aceitar facilmente eventuais faltas de respeito para consigo ou injustiças, sejam de que tipo for (mas especialmente com o seu trabalho). Durante os tempos de estudante foi um verdadeiro bon vivant – daqueles grandes! -, mas agora está mais calmo, depois ser pai de duas meninas.

Um talento IMENSO e porventura não tão reconhecido quanto deveria ser na guitarra clássica (ainda), não obstante ser das pessoas (senão a pessoa) que mais faz pela divulgação da guitarra na nossa cidade e além dela, trazendo a Guimarães pessoas de todo o mundo (!!) ao Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, do qual é director artístico.

É também docente nos Conservatórios de Guimarães e de Felgueiras, onde tivemos o prazer de trabalhar juntos durante muitos anos. Finalizo com o excerto dum pequeno texto da Catarina Castro Abreu sobre o Nuno Cachada, o qual me pareceu extremamente definidor e preciso:

“O Nuno movimenta-se no mundo artístico, que é, sabemo-lo bem, impiedoso. São mais as vezes em que prevalece a luta de egos do que o verdadeiro dom. É com isso que ele conta: com o seu dom e com trabalho, muitas horas de trabalho agarrado à guitarra que toca com amor. Por amor à música que lhe pauta a vida.”

Nunca desistas de nos maravilhar com a tua arte e talento, amigo Cachada. Um abraço.

Talento Made in Guimarães | Nelson Xize

Talento Made in Guimarães | Carina Albuquerque

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Deixe um comentário