A pessoa, o trabalho e a criação
O Nuno Cachada não sabe estar quieto. Superactivo e dedicado àquilo que se propõe fazer, é uma pessoa que gosta de desafiar em primeiro lugar a si mesmo, não só no seu instrumento: a guitarra clássica, mas também na sua profissão de professor e até noutras áreas como o xadrez e o cubo de Rubik.
É um apaixonado pelos desafios e gosta de ser bom em tudo, trabalhando muito mas sem aparente grande esforço (é inteligentíssimo). Parece estar sempre em competição consigo mesmo. Excelente pessoa, o Nuno Cachada é, às vezes, até um pouco ingénuo em algumas coisas – no bom sentido— confiando sempre na boa vontade dos outros e sendo uma pessoa de palavra.
Claro que como artista que é, é também por vezes distraído e distante, o que lhe dá um carisma muito peculiar. Tem um sorriso fácil e aberto, genuíno, simpático; é um optimista mas ao mesmo tempo uma pessoa nervosa e ansiosa por resultados e não está nunca disposto a aceitar facilmente eventuais faltas de respeito para consigo ou injustiças, sejam de que tipo for (mas especialmente com o seu trabalho). Durante os tempos de estudante foi um verdadeiro bon vivant – daqueles grandes! -, mas agora está mais calmo, depois ser pai de duas meninas.
Um talento IMENSO e porventura não tão reconhecido quanto deveria ser na guitarra clássica (ainda), não obstante ser das pessoas (senão a pessoa) que mais faz pela divulgação da guitarra na nossa cidade e além dela, trazendo a Guimarães pessoas de todo o mundo (!!) ao Festival Internacional de Guitarra de Guimarães, do qual é director artístico.
É também docente nos Conservatórios de Guimarães e de Felgueiras, onde tivemos o prazer de trabalhar juntos durante muitos anos. Finalizo com o excerto dum pequeno texto da Catarina Castro Abreu sobre o Nuno Cachada, o qual me pareceu extremamente definidor e preciso:
“O Nuno movimenta-se no mundo artístico, que é, sabemo-lo bem, impiedoso. São mais as vezes em que prevalece a luta de egos do que o verdadeiro dom. É com isso que ele conta: com o seu dom e com trabalho, muitas horas de trabalho agarrado à guitarra que toca com amor. Por amor à música que lhe pauta a vida.”
Nunca desistas de nos maravilhar com a tua arte e talento, amigo Cachada. Um abraço.
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.