Pub
A pessoa
Lembro-me do Nelson Xize desde aquelas noites fantásticas em que tocávamos e cantávamos no C.A.R. – Círculo de Arte e Recreio de Guimarães, dos projetos que já tivemos juntos e de quando nos divertíamos a valer. O que pouca gente sabe é que ele é um excelente rapper! É um artista extremamente versátil e quando encara um projeto leva as coisas muito a sério – incluindo a diversão.
Tudo começou para ele quando há muitos anos fez um desenho dum flyer a caneta bic preta e passado uma semana tinha 40 alunos. É uma pessoa confiante e persistente. É brincalhão e espontâneo e ao mesmo tempo muito sério a nível profissional. Não gosta de falhar prazos. Compete consigo mesmo e gosta de desafios que o façam evoluir. Enquanto artista é uma espécie de lobo solitário, mas sempre rodeado de boa companhia.
O Xize está neste momento numa fase de criação mais individual e intimista e tem, felizmente, a possibilidade de viver a 100% do mundo da arte, trabalhando em projectos de desenho, ilustração, pintura, arte em mural e teatro. É apologista do lema “mente sã em corpo são” e foi praticante de capoeira brasileira. É um vimaranense atento e participativo, tendo já representado Guimarães em Dijon e tendo recentemente feito um trabalho “gigante” que bem demonstra essa paixão pela nossa cidade: ‘Tributo a Guimarães’.
O trabalho e a criação
De nome artístico ‘Nelson Xize’, é natural de Guimarães, tem 34 anos e é licenciado em Artes e Desenho, pela ESAP/G (Escola Superior Artística do Porto-Guimarães), desde 2007. Actua no panorama artístico desde 2003, tendo participado em diversas exposições colectivas e individuais, formações e workshops, peças de teatro e outros eventos pontuais.
O Nelson Xize trabalha como artista freelancer, professor de expressão plástica, ator de teatro e é membro fundador dos projetos de animação teatral e musical “Trupe Sei”, de teatro infantil com fantoches “FunnyToches” e da Associação Cultural Astronauta.
Ao absorver tudo de todas as formas, explora nos seus trabalhos o onírico, surreal, político, urbano, com tons de sátira provocatória da sociedade atual.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: DR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Para lá de melhorias significativos na generalidade dos apoios sociais atualmente em vigor, há também o entendimento da existência de violação da repartição de poderes
Governo envia leis para ‘apoio social urgente’ aprovadas no Parlamento e validadas pelo PR ao Tribunal Constitucional

‘Este vírus mata menos que muitas doenças. Se olharmos para trás, este vírus é quase irrelevante’
Pandemia: a contaminação do medo

“Urban Resource Center”
Sustentabilidade | Famalicão integra rede europeia de redução da pegada ecológica comunitária

Município destaca a ‘forte dinâmica económica’
Finanças | Esposende com excelentes resultados financeiros em 2019

Medida estende-se a todo o território concelhio
Comércio | Guimarães isenta taxas a feirantes e comerciantes em 2021
Comente este artigo
Only registered users can comment.