Está patente na Casa dos Crivos, até 24 de Janeiro de 2021, uma exposição colectiva de artes plásticas e visuais no âmbito do programa ACTUM – Convocatória Aberta de projectos artísticos 2020.
Lídia Dias, vereadora da Cultura, lembra que esta exposição, em pleno mês de Dezembro, é fruto do ‘tempo particular que vivemos’. “Também para os artistas este é um período de diferentes vicissitudes e dificuldades. Esta iniciativa foi uma forma de fomentar a criação e de lhes transmitir esperança e motivação para expressarem a sua arte”, afirma.
A mostra traduz o processo de criação artística individual das vinte e três propostas multidisciplinares seleccionadas da ‘Medida 2 – Artes Plásticas e Visuais’ do ACTUM, que tiveram como intuito principal a reflexão e a concepção sobre o estado do mundo e o momento que experienciamos individualmente e como sociedade. Uma reflexão sobre o presente, como foi o caso do trabalho apresentado há alguns meses pela bracarense Rita Machado e a israelita Yeliz Balim, mas que, sobretudo, ajuda a antecipar o futuro.
As obras produzidas abarcam diferentes domínios (pintura, escultura, instalação, desenho, vídeo e fotografia) e estão integradas nesta exposição e numa plataforma de arte online, contando com o apoio zet gallery e curadoria de Helena Mendes Pereira, diretora-geral e curadora da zet gallery. Durante a sua exibição, as obras poderão ser vendidas sem qualquer contrapartida monetária para o Município de Braga ou para a zet gallery.
Imagens: Sérgio Freitas/MBRG
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*