Performance | Rita Machado e Yeliz Balim dão a conhecer projeto apoiado pelo ACTUM bracarense

Performance | Rita Machado e Yeliz Balim dão a conhecer projeto apoiado pelo ACTUM bracarense

Pub

 

 

Rita Machado e Yeliz Balim apresentam INZIVA, uma proposta artística que reflete sobre as experiências de quarentena de duas colegas de profissão de diferentes culturas e idiomas, a viver na mesma cidade. Na performance reflete-se sobre a normalidade, a incerteza, a limitação social através da situação de confinamento vivida pelas duas artistas.

Rita Machado nasceu e vive em Braga. O teatro surgiu cedo no seu caminho, pautando um percurso de vida em cima do palco. Licenciou-se em teatro, tem formação em ballet, dança contemporânea e criação coreográfica. Como intérprete tem colaborado em projetos nacionais e internacionais como The Mime Center (FIN), Teatro Experimental do Porto, Teatro Reactor, Cia Étre Ange (FR), Cie Willi Dorner (AUS), Companhia de Teatro de Braga, João Sousa Cardoso, Tânia Carvalho e Mafalda Deville. É mestre em educação e intervenção social e colabora, regularmente, em projetos de intervenção social, comunitária e de inclusão através da arte.

Yeliz Balim, por seu turno, nasceu na Turquia, estudou sociologia na Middle East Technical University e depois teatro na Universidade de Bilkent. Frequentou vários workshops: teatro grego, Commedia Dell´Arte, teatro físico e representação shakesperiana. Trabalhou com encenadores internacionais e participou num projeto artístico com o Teatro Nacional da Turquia. Foi produtora e intérprete no projeto “Projet Pub Theatre”.

Este é um dos projectos seleccionados no âmbito do ‘ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos 2020’ (‘Medida 1 – Música e Artes Performativas’), um programa de apoio à criação e fruição artística promovido pelo Município de Braga que visa apoiar criadores e artistas Bracarenses nas áreas da Música, das Artes Performativas e das Artes Plásticas e Visuais.

Todos 20 projectos aprovados na área da Música e das Artes Performativas, contemplando diversos estilos musicais e o cruzamento interdisciplinar de diversas expressões performativas, serão partilhados com o público através da página Facebook do Município de Braga.

 

Fonte e Imagem: Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.