O Facebook anunciou na quinta-feira que introduziria uma imagem de notificação avisando os utilizadores no caso de tentarem compartilhar conteúdo com mais de 90 dias, divulga a Tech Crunch, publicação especializada em tecnologia, inovação, redes sociais e empresas, referindo informações dadas a conhecer pelo gigante da internet. Os utilizadores terão a opção de “voltar atrás” ou clicar se ainda quiserem compartilhar a história, sabendo que ela não é nova.
Histórias antigas compartilhadas fora de seu contexto original desempenham, de facto, um papel significativo na difusão de informações erradas (vulgo fake news). A empresa de redes sociais avançou também com a indicação de que “editores de notícias em particular” expressaram preocupação com a recirculação de histórias antigas como se fossem notícias de última hora.
“Nos últimos meses, a nossa pesquisa interna constatou que a pontualidade de um artigo é um importante contexto que ajuda as pessoas a decidir o que ler, confiar e compartilhar”, escreveu o vice-presidente de feed e histórias do Facebook, John Hegeman, no blog da empresa.
A tela de notificação é resultado de outros tipos de notificações com as quais a empresa experimentou recentemente. No ano passado, o Instagram introduziu uma notificação pop-up para desencorajar os utilizadores a compartilhar comentários ofensivos ou abusivos com um conjunto semelhante de opções, permitindo que eles cliquem ou retornem. A empresa afirma que os resultados iniciais com a experiência mostraram são promissores no sentido de orientar os utilizadores melhor comportamento.
Numa publicação em que anunciou o novo recurso, o Facebook informa ainda que agora está a considerar outros tipos de telas de notificação para reduzir as informações erradas, incluindo pop-ups de publicações sobre a Covid-19 que forneceriam contexto sobre hiperligações de origem e direcionariam os utilizadores para os recursos de saúde pública.
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