Já não se pode “brincar” nas ruas, as crianças não se sentem seguras.
Não sendo a cidade mais jovem do país, Braga é a capital do distrito mais jovem de Portugal. Uma cidade com ótima qualidade de vida, onde cada vez mais os jovens se procuram fixar por motivos profissionais e constituir família. As boas escolas profissionais, do ensino básico e secundário e o polo universitário da Universidade do Minho têm grande peso para esse crescimento jovem, porém a segurança rodoviária, no distrito e município, é um dos pontos mais preocupantes entre os jovens e moradores, pois continua a existir um elevado número de acidentes e vítimas.
Braga é o segundo distrito do país com mais mortes por acidentes rodoviários, segundo a Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Em 2018, os números de acidentes com vítimas foi de 3.139, acidentes com mortos 38, com mortos e feridos graves 153, registando-se ainda cerca de 3.924 feridos leves, o que contabiliza um total de 4.090 vítimas.
Grande parte dos acidentes com vítimas acontecem durante o dia, com bom estado de tempo, dentro das localidades e em arruamentos. Atropelamento de peões, colisão frontal, colisão lateral com outro veículo em movimento, despiste com capotamento e despiste simples são, entre outros, os acidentes com maior número de vítimas. O Município de Braga é o maior concelho do distrito, com 685 acidentes com vítimas. Entre as vítimas, contam-se 7 mortos, 32 feridos graves e 821 feridos leves.
O município bracarense previa a implantação de 61 passadeiras inteligentes, travessia sobrelevada, que consiste num sistema de sensores instalados na própria passadeira e na torre “Omniflow” associada, que fará o controlo do comando, permitindo a alimentação da passadeira alimentadas por energias renováveis. Ao detetar um peão que pretenda atravessar, este sistema ativa automaticamente a iluminação do pavimento e a iluminação superior de forma a garantir uma boa visibilidade da passadeira aos condutores. Um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros, onde estão incluídas correções de passeios.
O custo económico e social dos acidentes rodoviários em Braga é cerca de 35 milhões de euros, em Portugal cerca de dois mil milhões de euros. É necessário implementar mais e novas medidas preventivas, de modo a assegurar a segurança rodoviária de moradores e turistas. Mais policiamento efetivo, mais sinalização luminosa e acústica, menos tráfego de veículos em zonas críticas de grande movimento de pessoas, reduzir limites de velocidade dentro das localidades, coimas mais pesadas, sensibilizar a população em cuidados rodoviários, entre outras, são também medidas a concretizar.
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