leições - eleições europeias - política -políticos - europa - portugal - esperança-

Sexo, eleições e futebol

 

 

Nesta regra de 3 simples – sexo, eleições e futebol -, quanto vale o Homem de hoje?

Vale decididamente menos que uma noite de mau sexo, daquelas em que tudo corre mal, a começar pela ovelha, pouco colaborante, e a terminar no filho do padeiro e as suas pegadas de farinha no local do crime não consumado.

Agora que já captei a vossa atenção vamos ao que realmente importa: eleições e futebol…

Depois do sexo, eleições e futebol

Bruno Lage, treinador do Benfica campeão nacional, que ninguém conhecia antes de o ser, fez há dias, no momento dos festejos, um discurso que toda a gente parece ter estranhado. Falou de o futebol não ser a coisa mais importante desta vida e de procurarmos ser exigentes noutros domínios, como a economia, a sociedade, fazendo-o com civilidade.

Comentaram-se até à exaustão as palavras do técnico nos jornais, nas tv’s, em tudo o que é programa desportivo, como se de repente meio mundo tivesse ficado espantado com aquela coisa tão insólita – um treinador de futebol a falar de outros assuntos que não de bola. Tanto até, que o seu presidente, que deve enquanto empresário largos milhões à banca, logo lhe augurou futuro na política, vá lá saber-se porquê…

Realmente pareço viver num país situado no «Entroncamento», entre o Carmo e a Trindade, onde tudo cai, até mesmo o Espírito Santo.

Meus caros, o homem só falou de uma coisa tão em falta neste país, e que por ser tão rara, pelos vistos a todos pareceu estranha: Cidadania.

Eleições europeias e esperança (ou a falta dela)

Aliás, as eleições europeias do último domingo e a elevada abstenção verificada, mostram a meu ver algum protesto, mas mais claramente, que a malta «o mais longe que foi a Lisboa foi a Fátima», e que Europa só mesmo a da «Champs», como diria um verdadeiro Guru do futebolês, o Jorge Jesus, esse sim, um profeta das Arábias.

Ninguém, ou quase ninguém, sabe, por exemplo, a maior parte dos nomes dos candidatos ao Parlamento Europeu. Uns tipos e tipas à procura de tacho – diz o povo na sua infindável sabedoria. 21 para nos fazerem o que o filho do padeiro quis fazer à ovelha, e que ia dando um 31 na casa do compadre Chico.

Ninguém, ou quase ninguém, conhece o programa dos partidos, os desafios que se colocam a esta Europa subserviente aos interesses económicos, que se disfarça de quando em vez de solidária, pobre Dolly com dentes de lobo.

Mas, pergunta legitimamente o leitor desta crónica, é assim tão mau não querermos saber da Europa que pouco ou nada quer saber de nós?

Antes de sermos europeus, sejamos bons portugueses, signifique isso respeitarmos os que acreditam num país melhor. Pensarmos nos professores, nos enfermeiros, nos operários, em todos os trabalhadores mal pagos e injustiçados. Naqueles que diariamente lutam por uma terra melhor, mais justa, num ambiente saudável onde possam criar filhos que respeitem as plantas e os animais.

Esses, caro leitor, chamam-se «Esperança». Esses são os soldados da mudança de um exército grandioso de tão minoritário. Esses são os David que vencerão os Golias na batalha de todos os dias, com armas letais como a literacia ou a cultura.

Esses merecem muito mais que programas desportivos para debater o sexo dos anjos, merecem políticos responsáveis que os representem bem em todo o lado onde o poder copula com interesses escusos.

Merecem ser felizes quando fazem amor com as estrelas, porque se alimentam de luz, e essa, essa será será sempre a bandeira desfraldada na mais negra escuridão – Sorriso em fogo nos olhos de uma criança chamada liberdade.

sexo - eleições - futebol -elçeições europeias - democracia - esperança -política - político - políticos


Imagem:


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - josé ilídio torres - sexo - eleições - futebol - desporto - crónica - opinião - desporto

Apoiar a VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados fiscais eo comprovativo de pagamento se queiser receber na volta do correio o respetivo Recibo.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Deixe um comentário