A rendering of IBM Q System One, the world's first fully integrated universal quantum computing system, currently installed at the Thomas J Watson Research Center in Yorktown Heights, New York, where IBM scientists are using it to explore system improvements and enhancements that accelerate commercial applications of this transformational technology. For the first time ever, IBM Q System One enables quantum computers to operate beyond the confines of the research lab.

Tecnologia | IBM produz primeiro sistema de computação quântica para uso científico e comercial

 

 

 

 

A IBM anunciou o primeiro sistema de computação quântica universal projetado para uso científico e comercial: o IBM Q System One, referiu o QuantaLab, centro de investigação estabelecido no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Este anúncio é mais um passo para a introdução da computação quântica em um número crescente de setores ativos, além de laboratórios de pesquisa.

 

 

O IBM Q System One é o primeiro sistema de computação quântica universal totalmente integrado do mundo. Encontra-se atualmente instalado no Centro de Pesquisa Thomas J Watson em Yorktown Heights, Nova York, onde os cientistas da IBM o utilizam para explorar melhorias e aprimoramentos do sistema que aceleram aplicativos comerciais desta tecnologia transformacional. Pela primeira vez, o IBM Q System One permite que computadores quânticos operem além dos limites do laboratório de pesquisa.

Segundo a IBM, “os sistemas IBM Q são projetados para enfrentar problemas que atualmente são considerados de natureza muito complexa e exponencial para os sistemas clássicos. Aplicações futuras da computação quântica podem incluir encontrar novas maneiras de modelar dados financeiros e isolar os principais fatores de risco globais para fazer melhores investimentos, ou encontrar o caminho ideal entre os sistemas globais para logística ultraeficiente e otimizar as operações de frota para entregas ”.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade do Minho, CEiiA e INESC TEC, criaram o consórcio QuantaLab em meados de 2018 e são membros da IBM Q Network que incluiu recentemente o “Laboratório Nacional Argonne, CERN, ExxonMobil, Fermilab e Lawrence. Laboratório Nacional de Berkeley ”.

A associação do QuantaLab com o IBM Q Network forneceu a primeira conexão às máquinas quânticas IBM Q de Portugal, abrindo uma série de oportunidades para pesquisa fundamental e aplicada em computação quântica.

 

Imagem: IBM

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário