Tecnologia | IBM produz primeiro sistema de computação quântica para uso científico e comercial

Tecnologia | IBM produz primeiro sistema de computação quântica para uso científico e comercial

Pub

 

 

 

 

A IBM anunciou o primeiro sistema de computação quântica universal projetado para uso científico e comercial: o IBM Q System One, referiu o QuantaLab, centro de investigação estabelecido no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. Este anúncio é mais um passo para a introdução da computação quântica em um número crescente de setores ativos, além de laboratórios de pesquisa.

 

 

O IBM Q System One é o primeiro sistema de computação quântica universal totalmente integrado do mundo. Encontra-se atualmente instalado no Centro de Pesquisa Thomas J Watson em Yorktown Heights, Nova York, onde os cientistas da IBM o utilizam para explorar melhorias e aprimoramentos do sistema que aceleram aplicativos comerciais desta tecnologia transformacional. Pela primeira vez, o IBM Q System One permite que computadores quânticos operem além dos limites do laboratório de pesquisa.

Segundo a IBM, “os sistemas IBM Q são projetados para enfrentar problemas que atualmente são considerados de natureza muito complexa e exponencial para os sistemas clássicos. Aplicações futuras da computação quântica podem incluir encontrar novas maneiras de modelar dados financeiros e isolar os principais fatores de risco globais para fazer melhores investimentos, ou encontrar o caminho ideal entre os sistemas globais para logística ultraeficiente e otimizar as operações de frota para entregas ”.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Universidade do Minho, CEiiA e INESC TEC, criaram o consórcio QuantaLab em meados de 2018 e são membros da IBM Q Network que incluiu recentemente o “Laboratório Nacional Argonne, CERN, ExxonMobil, Fermilab e Lawrence. Laboratório Nacional de Berkeley ”.

A associação do QuantaLab com o IBM Q Network forneceu a primeira conexão às máquinas quânticas IBM Q de Portugal, abrindo uma série de oportunidades para pesquisa fundamental e aplicada em computação quântica.

 

Imagem: IBM

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.