Pub
De entre 15 personalidades e 19 instituições, de áreas tão diferentes como cultura, ambiente, associativismo e economia, apenas três foram as mulheres que subiram ao palco da Casa das Artes no passado dia 9 de julho, dia em que Famalicão celebrou o 38.º aniversário de elevação à categoria de cidade, para receberem um galardão.
Além de uma representação no feminino da Fraternidade Nuno Álvares, a Medalha de Mérito Municipal de Ciência foi atribuída à neurocientista Ana João Gomes Rodrigues e a Medalha de Mérito Municipal Ambiental a Helena Maria de Oliveira Freitas, diretora do Parque de Serralves.
Foi assim que numa sala meio vazia se entregaram estes prémios às mais distintas personalidades que representam vários setores da nossa comunidade.
Onde andam as mulheres de Famalicão?
É certo que infelizmente ainda assistimos, no nosso concelho, à clássica fotografia de encontros institucionais onde apenas encontramos uma mulher entre mais de vinte homens, mas não é por ser comum que não deveremos questionar.
É precisamente esse secular clichê que devemos procurar desmistificar, clarificando alguns pontos-chave para que seja explicado o porquê de em pleno século XXI resistirmos à mudança equilibrada e justa que é necessário fazer, arriscando a ficar para trás nos direitos humanos em matéria de igualdade de género. Afinal, onde andam as mulheres deste concelho?
Vejamos: no concelho registaram-se, em 2022, 69.346 mulheres, sendo que, desde 2001, este número sofreu um aumento de 6%. No entanto, temos apenas quatro vereadoras, uma deputada como líder dos grupos municipais na Assembleia Municipal e, nas 34 freguesias, apenas quatro mulheres são presidentes de junta. Apesar de a lei exigir paridade na formação das listas, a sufrágio aos órgãos locais, o certo é que o resultado é claro: as mulheres continuam a não ser consideradas para os cargos representativos.
Por isso, não é suficiente celebrar efemérides e oferecer flores. É preciso garantir condições de uma verdadeira igualdade.
E nós, mulheres, precisamos de unir a nossa voz e a nossa força na luta pelos nossos direitos.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Adeus cicatrizes: reduzir marcas indesejadas com o laser Fotona
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.