Tratamento inovador para cancro da próstata disponível em Portugal

Tratamento inovador para cancro da próstata disponível em Portugal

Pub

 

 

Mais uma nova terapêutica contra o cancro da próstata está disponível em Portugal. Desta feita, o novo tratamento inovador de saúde, a ser implementado numa das unidades de Medicina Molecular da Atrys Portugal, com sede em Santa Maria da Feira, permite uma melhoria significativa na sobrevida global dos pacientes. Em Portugal, são diagnosticados cerca de seis mil novos casos de cancro da próstata todos os anos que representam quase 1/4 de todos os tumores que afetam o homem.

A inovação com tratamento por LU177-PSMA

O tratamento com Lu177-PSMA é uma inovação para doentes com cancro da próstata. Na prática, trata-se da utilização de uma molécula – o isótopo Lutécio-177 – que atua destruindo as células malignas após unir-se ao PSMA – uma proteína encontrada nas células dos tumores da glândula masculina. Ao atuar desta forma, esta substância destrói as células malignas, deixando os tecidos saudáveis intactos.

Esta nova terapêutica, recentemente aprovada pela Agência Europeia dos Medicamentos, está indicada para pacientes com cancro da próstata metastizado e com progressão da doença oncológica, apesar da aplicação de terapia hormonal e/ou de quimioterapia.

“Este tratamento inovador configura avanços clínicos recentes e muito promissores em Medicina Molecular: o conceito de theranostics e de medicina de precisão”, diz José Manuel Oliveira, médico especialista em Medicina Molecular e diretor da equipa a cargo desta terapêutica. Theranostics, ou teranóstica, é a junção entre diagnóstico e tratamento.

Sucesso na preservação de tecidos não afetados pela doença

A primeira aplicação deste tratamento inovador em Portugal decorreu esta quinta-feira numa das três unidades de Medicina Molecular da Atrys – uma multinacional do ramo da saúde com forte presença no nosso País, que se dedica principalmente ao diagnóstico e tratamento oncológico -, tendo sido “um sucesso”, ainda de acordo com o médico responsável pelo procedimento.

Nesta nova terapêutica, mediante a administração do radiofármaco, a molécula é captada em tecido tumoral, provocando irradiação e consequente destruição das células malignas.

Esta irradiação seletiva caracteriza-se pela preservação dos tecidos que não estão afetados pela doença.

Melhoria significativa na sobrevida global do doente com cancro da próstata metastizado

Os estudos publicados, nomeadamente o ensaio clínico que serviu de base à aprovação deste medicamento pelas agências reguladoras, mostram que este tratamento inovador leva a uma melhoria significativa na sobrevida global do doente com cancro da próstata metastizado, comparativamente aos tratamentos convencionais.


Imagem: AT


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - portugueses

Pub

700 mil portugueses sofrem de asma e podem ser tratados

Medicamentos genéricos ajudam a reduzir vulnerabilidade económica

Homem com paralisia total consegue comunicar pela primeira vez

Por um Serviço Nacional de Cuidados

Religião e espiritualidade no Século XXI

Pasta de eucalipto cria fibras têxteis rastreáveis e funcionais

Lua, a companheira da Terra há mais de 4 milhões de anos

Pub

Categorias: Feira, Saúde

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.