mulher - menstruação - tabu - mitos - verdades - desporto - sexo - vagina - útero - cor de rosa - pétalas vermelhas - flor - pensos higiénicos - copo menstrual - higiene - intimidade - higiene íntima - cuidados femininos - tampões - gravidez - desporto - efeitos secundários - trabalho - ciclo menstrual - produtividade - sangue - hemorragia - genital - genitais - sexo - sexual - cuecas menstruais - higiene pessoal - colagénio - vermelho - acne - repugnância - hormonas - ciclo hormonal - mito - verdade - mitos - verdades - fluxo menstrual

Menstruação: 11 mitos e verdades para deixar de lado o tabu

 

 

Para muitas pessoas, a menstruação ainda constitui um grande tabu. Não se fala dela ou, quando se fala, utilizam-se subterfúgios que em nada contribuem para uma vivência saudável deste processo completamente natural.

Esta hemorragia genital que dura, por norma, entre 2 a 7 dias a intervalos regulares de 26 a 35 dias foi, ao longo dos séculos, palco para muitos mitos e lendas que mais não fizeram do que ajudar a criar uma camada de mistério e medo nas mulheres fazendo com que o tabu perdurasse.

Apesar de, esperamos, já não se acreditar, como na Idade Média, de que a menstruação podia causar a perda das colheitas, deixar os animais loucos ou que o sangue perdido durante o ciclo menstrual era aquele sangue que as mulheres não utilizavam durante o mês, muitos ainda vêm a menstruação como algo repugnante.

De forma a acabar de vez com toda esta efabulação, tome nota destes 11 mitos e verdades para deixar o tabu de lado.

11 mitos e verdades sobre a menstruação

1 – Praticar desporto durante a menstruação é perigoso?

Mito. Praticar desporto de forma regular é sempre, em função das capacidades físicas e condição de saúde, algo benéfico, incluindo na menstruação. Aliás, quando na menstruação, a prática de desporto apresenta vastos benefícios, uma vez que ajuda a diminuir a dor e tensão pré-menstrual.

Para as mulheres que menstruam se sintam ainda mais confortáveis e confiantes durante o seu dia-a-dia, hoje em dia é fácil encontrar cuecas menstruais, que além de absorverem o fluxo menstrual e impedirem vazamentos, são reutilizáveis.

2 – Os pensos e os tampões não podem ser utilizados durante muito tempo?

Verdade. Quer por uma questão de higiene, quer por uma questão de saúde (evitar infecções devido à proliferação de fungos e/ou bactérias, por exemplo), a mulher que menstrua deve trocar os absorventes externos de 4 horas em 4 horas, enquanto os internos devem ser trocados de 3 em 3 horas.

Em alternativa ao penso higiénico ou ao tampão, é hoje bastante comum as mulheres que menstruam apostarem num copo menstrual que lhes permite sentirem-se confortáveis durante toda a menstruação sem a necessidade de gastos desmesurados em absorventes descartáveis. Por exemplo, com o copo menstrual Yuuki Classic que se pode encontrar no mercado, a mulher fica com uma alternativa que, entre outras coisas, não seca a membrana mucosa vaginal, é ecológica, fácil de limpar, reutilizável e adequada para a prática desportiva.

3 – A menstruação causa anemia?

Mito. A menstruação não causa anemia. Apenas quando o sangramento for muito abundante, superior a 7 dias ou se os intervalos entre ciclos menstruais forem inferiores a 21 dias, é que pode ser preocupante recomendando-se que, nestes casos, a mulher que menstrua se dirija ao ginecologista.

4 – A menstruação causa diarreia?

Verdade. O surgimento da menstruação origina a libertação de prostaglandinas, compostos endógenos responsáveis pelas contrações uterinas para libertar o fluxo, pelo útero que podem vir a provocar um aumento do peristaltismo (contratilidade do intestino) que leva à ocorrência de diarreia.

5 – Não se pode engravidar quando se está menstruada?

Mito. Apesar de não ser comum nem muito provável, é possível engravidar durante a menstruação. Isto acontece porque a ovulação pode dar-se do 7º até ao 21º dia do ciclo menstrual permitindo, por isso, que uma mulher com um ciclo de 21 dias e 7 dias de hemorragia estar, simultaneamente, a menstruar e a ovular permitindo, desta forma, que os espermatozoides subam à Trompa de Falópio e fecundem o óvulo.

6 – Uma mulher menstruada tem menor produtividade?

Verdade. Devido às dores e corrimento, vários estudos indicam que a produtividade de uma mulher durante a menstruação é menor. Não necessariamente devido à produtividade, existem propostas legislativas em Portugal no sentido de dar às mulheres que menstruam a possibilidade de usufruírem de uma licença menstrual.

7 – A dor menstrual piora se andar descalça?

Mito. Andar descalça não piora a dor menstrual. A dor menstrual deve-se à libertação de prostaglandinas (hormonas uterinas) e não a qualquer contacto do pé nu com o chão. Na pior das hipóteses, andar descalça vai aumentar a probabilidade de apanhar um resfriado ou de sujar os pés.

8 – Acne aumenta durante a menstruação.

Verdade. Devido ao aumento de progesterona, responsável, por exemplo, pela oleosidade das glândulas sebáceas da pele, a probabilidade de o acne aparecer durante o período pré-menstrual é superior.

9 – Os ciclos menstruais de mulheres que têm uma relação próxima e diária ficam sincronizados?

Mito. Apesar de muito propalado, é mito que mulheres que trabalham juntas tenham a menstruação ao mesmo tempo, uma vez que cada organismo é único no seu funcionamento. Se há situação em que o acaso tem um papel determinante, este é o caso.

10 – Menstruação vermelha-escura é normal?

Verdade. A cor do corrimento varia de acordo com o ciclo menstrual. Enquanto nos primeiros dias, o corrimento apresenta, por norma, uma cor vermelho vivo, quando este se torna mais intenso é normal que passe a adoptar uma coloração vermelho-escura.

11 – A vagina alarga durante a menstruação?

Mito. A vagina não dilata ou diminui nem antes, nem durante, nem após a menstruação. Tal como acontece com a pele, as paredes da vagina acabam por perder o colagénio e fibras de elastina que lhe dão flexibilidade ao longo do tempo.


Imagem: Mike Murray / Pexels


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - portugal - tecnologia - vídeos - vídeos de curta duração - instagram - tiktok - reels - likee - vattok.app - facebook - twitter - youtube - homem - mulher - natureza - natural - ambiente - saúde - bem-estar

Pub

Brinquedos sexuais podem ajudar a intimidade do casal

8 de Março e mudança na vida das mulheres

CGTP lembra sofrimento das mulheres pela violência de todos os dias

Sexo & Trabalho: o que fazer com a prostituição?

Contra a prostituição

‘A guerra não tem rosto de mulher’: um monumento de Svetlana Alexievich à coragem e ao sofrimento

‘Pássaros Feridos’, de Collen Mc Cullough, um romance de mulheres verdadeiras heroínas

Deixe um comentário