projetos artísticos - cmt - cidade orizuro - vila nova de famalicão - casa do território - parque da devesa - município de famalicão - companhia de Música Teatral

Cidade Orizuro vai nascer no Parque da Devesa

 

 

Vai nascer uma Cidade Orizuro no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. A passagem do Gamelão de Porcelana e Cristal, a criação da instalação Metamorfose e os workshops Murmúrio das Árvores são alguns dos exemplos de projetos artísticos e sensibilização ambiental que a Companhia de Música Teatral (CMT) tem vindo a  desenvolver em parceria com o Parque da Devesa, e que estarão patentes no parque da cidade de Vila Nova de Famalicão entre 21 de março e 1 de outubro.

Todos os desejos podem ganhar asas na Cidade Orizuru

Promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a CMT, a Cidade Orizuro vai ser inaugurada esta terça-feira, 21 de março, pelas 16h30. A abertura será assinalada pela performance ‘Saudação da Primavera’ e pela estreia do documentário ‘Jardim Orizuro’, de Luís Margalhau, ambos os eventos acontecendo na Casa do Território. O documentário reflete alguns dos aspetos do trabalho realizado pelo CMT em serviços municipais, no Jardim de Infância de Seide, no Centro Social da Paróquia de Castelões e no Centro Social e Paroquial de Requião, ao longo de 2022, no âmbito de um projeto apoiado pelo Fundo de Fomento Cultural de Famalicão – o Programa Garantir Cultura do Governo de Portugal.

A instalação Cidade Orizuro é construída a partir de memórias sonoras e imagéticas que servirão como ponto de partida para a reflexão e participação: uma cidade verde, colorida e feliz, onde todos os desejos podem ganhar asas.

Assinale-se também que este projeto deriva do origami “Orizuru” – pássaro – que, na cultura tradicional do Japão, é um símbolo de felicidade e paz. Cidade Orizuru visa ajudar a olhar e a escutar o mundo de forma poética a partir da primeira infância.

Programação paralela motiva outras visitas ao Parque da Devesa

Durante o período em que ficará patente, a instalação terá uma programação paralela, promovida pelo Parque da Devesa, construída a pensar em públicos de todas as idades, que inclui, visitas guiadas, oficinas, conversas, visitas ao território, entre outros. A primeira atividade acontece já no próximo dia 30 de abril, no âmbito do ‘Devesa em Família’ e tem o nome de ‘Esticar os sentidos’. A atividade é dirigida a famílias com crianças e tem inscrição gratuita, obrigatória. Mas ainda que não participe nas atividades a Cidade Orizuru é certamente um motivo adicional para visitar o Parque da Devesa.

CMT @ Famalicão

A Companhia de Música Teatral (CMT) é uma cooperativa instalada em Vila Nova de Famalicão que conta com um historial de quase 25 anos de atividade regular, com foco na criação de projetos artísticos. Colabora regularmente com municípios e universidades, com destaque para o Município de Vila Nova de Famalicão pela estabilidade oferecida à CMT ao longo do seu historial. A Casa das Artes tem sido berço de grande parte das suas criações e o Parque da Devesa tem sido um aliado especial nas experiências que cruzam arte e ambiente.

Escolas de Famalicão muito boas entre as melhores

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo – esposende – cultura – literatura -  livros – poesia – história – gastronomia – ambiente – sustentabilidade

Pub



floresta - água - sustentabilidade - ambiente - parque da devesa - vila nova de famalicão

Imagens: MVNF

Pão Nosso sobe ao palco em Barcelos no Dia do Teatro

‘Devesa sobre Asas’ dá a conhecer residentes e visitantes

‘Cinco séculos de azulejo’ dá asas à imaginação

Encontrar polos baratos para todos os géneros

Deixe um comentário