Promover a autonomia e dignidade da população mais frágil de Guimarães é o objetivo do novo plano estratégico lançado pela Câmara Municipal. O programa Ação Social Integrada de Guimarães (ASI), lançado no âmbito da descentralização de competências lançada pelo Governo, foi agora apresentado tendo Paula Oliveira, a vereadora da ação social da autarquia, aproveitado para sublinhar que esta escolha representa, um “grande desafio, de grande exigência, mas também uma grande oportunidade”.
A apresentação do plano da Ação Social Integrada de Guimarães (ASI) contou com a presença de quase 2 centenas de participantes.
Futuro da ação social vimaranense passa por trabalho em rede de Câmara Municipal e CSIF
A Câmara de Guimarães assumiu a transferência de competências do Estado para as autarquias locais no âmbito do atendimento e acompanhamento social, do rendimento social de inserção e da emergência social em janeiro deste ano. Para colocar em prática a descentralização na área social, a autarquia optou por trabalhar em rede com entidades e organismos que já atuavam no terreno, tendo como base o território de atuação das CSIF.
A “rede social” integrará sete entidades com as quais a Câmara de Guimarães celebrou protocolos, “aproveitando o seu conhecimento e proximidade” da realidade no terreno. O diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Braga considerou que este modelo de ação social integrada em rede é o futuro.
Transferência de competências para autarquias procura salto qualitativo na ação social integrada
Domingos Bragança, o presidente da Câmara de Guimarães, enfatizou, na ocasião, a importância de “estar perto das pessoas e ajudar a resolver os problemas” sociais. A transferência de competências do Estado para as autarquias locais e a opção estratégica de intervenção social em rede são desafios que a autarquia de Guimarães está disposta a enfrentar para promover uma ação social integrada, célere e eficaz.
Vila Verde aprova orçamento mais social e investidor de sempre
PRR e Portugal 2030 destinam mais de 12 mil milhões a empresas
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MGMR
Barcelos prossegue transformação da rede viária das freguesias