Húmus regressa a Guimarães com interdisciplinaridade

Húmus regressa a Guimarães com interdisciplinaridade

Pub

 

 

Com curadoria de Afonso Cruz, entre 7 e 12 de março, Literatura, Poesia, Música, Cinema, Som, Teatro e Desporto cruzam-se na edição de 2023 do Festival Literário Húmus de Guimarães.

Na tarde desta sexta-feira, 3 de março, no auditório da Biblioteca Raul Brandão, foi apresentado o programa da edição de 2023 do Húmus – Festival Literário de Guimarães, que conta com a curadoria de Afonso Cruz, escritor, ilustrador, cineasta e músico. Este ano, o cruzamento entre as artes é o mote para conversas seguidas de performances.

Adelina Pinto, responsável pela Biblioteca, sublinhou o forte pendor interdisciplinar que o Húmus vai imprimir, na edição deste ano. “Trazer o Húmus à terra para que possa fertilizar, é o que acontecerá neste cruzamento interdisciplinar, numa altura em que comemoramos o 31o aniversário da Biblioteca Raul Brandão, e o 100o aniversário do nascimento de Joaquim Santos Simões, também ele um homem de várias disciplinas, como o teatro, o cinema, os livros”, disse Adelina Pinto.

“Escrevo como Canto” é o mote da primeira conversa, no dia 7 de março, que abordará a relação entre poesia e música e que contará com a presença de Carlos Tê e Capicua, a que se seguirá uma performance em que serão lidas letras de canções conhecidas.

No dia 8 de março, às 21h, haverá uma sessão dedicada à literatura, com duas crianças a entrevistar Inês Pedrosa e Ondajki, a partir de um guião de Laborinho Lúcio.

A 9 de março, às 21h, a conversa terá o tema “O Som e os Filmes”, com o ator João Reis, o técnico de som Miguel Lima e o realizador Tiago Guedes, a que se seguirá uma projeção de filmes mudos com acompanhamento ao vivo a cargo da pianista Catherine Morisseau.

No dia 10 de março, às 18h30, Carlos Daniel e Rui M. Silva vão dialogar sobre o uso da palavra teatral como o equivalente à mentira, tendo o futebol como pano de fundo. O painel chama-se “A Finta, A Fita e a Mentira”.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

Imagem: MGMR

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Guimarães

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.