Braga está a implementar nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho o projecto ‘Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia’. O projecto teve início no 2.º período do presente ano lectivo e envolve neste momento 263 alunos.
Construir uma cidadania esclarecida e responsável entre as crianças de Braga
Tendo como base a ‘Filosofia com Crianças’, o projecto tem como principais finalidades promover hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações; formular questões claras e pertinentes; desenvolver capacidade argumentativa e de pensamento crítico; fomentar o pensamento autónomo e criativo; alcançar a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido; estimular a auto-estima e reunir uma comunidade de investigação filosófica, com vista à construção de uma cidadania esclarecida e responsável.
‘Brincar na Filosofia’ com continuidade assegurada no próximo ano lectivo
“Com este projecto estamos a trabalhar algumas das competências de Filosofia como aprender a pensar de forma estruturada, usar a criatividade, saber ouvir e saber expressar as emoções com o outro. Com as ‘Oficinas do Pensar’ pretendemos ajudar os mais novos a reflectir sobre a realidade que os circunda, a tomar posições e a aprender a debatê-las com o outro por via de uma efectiva educação para a cidadania que deve ser estimulada desde a primeira infância”, refere Carla Sepúlveda.
A vereadora da Educação do Município de Braga esteve presente esta Segunda-feira, 13 de Fevereiro, numa sessão das Oficinas que decorreu no Centro Escolar do Fujacal. A responsável municipal destacou a importância de um projecto voltado para a área emocional, que pretende desenvolver nas crianças do 1º ciclo do ensino básico as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, a comunicação e socialização, tendo também adiantado que o projecto terá continuidade no próximo ano lectivo.
Fomentar o diálogo e gerir as emoções e o pensamento com a Filosofia
O projecto foi proposto a todos os Agrupamentos de Escolas e uma Escola Não Agrupada, com 12 Agrupamentos de Escolas e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian a responder afirmativamente a este desafio.
“Sabemos que as crianças são, por natureza, curiosas e este projecto pretende partir dessa curiosidade natural para fomentar o diálogo sobre as relações entre o ‘eu e o mundo’ e o ‘eu e o outro’. As crianças são chamadas a participar em todas as actividades, assumindo o papel principal”, detalha Carla Sepúlveda. E acrescenta que é “fundamental incidir na prática de gestão das emoções e do pensamento, mas também na aprendizagem do debate de questões e temas pertinentes para as faixas etárias envolvidas”.
Lista de escolas envolvidas no Projecto ‘Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia’
O projecto ‘Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia’ é desenvolvido na EB1 de Lomar, Centro Escolar do Fujacal, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, EB1 de S. Pedro, EB1 de Lamaçães, EB1 de Frossos, EB1 de Merelim S. Paio, EB1 da Garapôa, EB1 de Dume, EB1 de S. Victor, EB1 de Sequeira, EB1 da Gandra e EB1 de Tebosa.
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Imagens: MBRG
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