Famalicão quer dar o salto para novo paradigma económico

Famalicão quer dar o salto para novo paradigma económico

Pub

 

 

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, acaba de anunciar “o salto do MadeIn para o CreatedIn”, deste modo assinalando a procura de mudança de paradigma económica do concelho que, para lá de de um município produtor, bem visível nos números que o classificam como terceiro maior exportador nacional, se quer agora “um município, também, criador”. O novo eixo de ação da agência de desenvolvimento famalicense, especificamente criado para o efeito, é o Famalicão MadeInovar.

Os números foram apresentados esta sexta-feira, 21 de outubro, aquando do balanço do programa Famalicão MadeIN, que vive este ano o seu 8.º aniversário, numa sessão pública que teve lugar nos Paços do Concelho de Famalicão, e na qual foram apresentados os números deste programa. Desde logo, o autarca famalicense destaca mais de 320 milhões de euros em investimento que ajudaram a criar cerca de 2500 postos de trabalho (em média, um novo posto de trabalho por dia).

MadeINovar, o novo eixo de ação do Famalicão MadeIN

O MadeInovar pretende ser a nova abordagem do Famalicão MadeIN, que tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de valor, procurando atrair empresas de base tecnológica, incentivar a transição – digital e climática -, promover a ciência, conhecimento e tecnologia, aproximar as entidades do Sistema de Investigação e Inovação (ENESII) e as empresas do território, assim como criar, atrair e reter talento e fomentar a coesão e o bem-estar social.

Sustentabilidade económica, social e ambiental

“Queremos mudar um pouco o paradigma. Esta mudança do MadeIn para o CreatedIn quer significar isso mesmo: mais criação, mais inovação, mais investigação, mais desenvolvimento”, enfatiza Mário Passos. “É tempo de darmos um novo impulso ao projeto Famalicão MadeIn: o Famalicão MadeInovar é um novo eixo de ação do programa“, que a partir de agora irá também assentar na “sustentabilidade económica, social e ambiental”, destaca o edil.

Aposta na inovação permitirá criar produtos com valor acrescentado

“Não há dúvida que as nossas empresas estão a apostar cada vez mais na inovação”, referiu o vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima, mencionando que esta nova fase do projeto “acentuará ainda mais a ligação às empresas, aos centros tecnológicos existentes no concelho e universidades”, refletindo uma maior aposta “na inovação e tendo em conta desafios tão grandes como a sustentabilidade e a transição digital”, de forma a “ficarmos em melhores condições para criar produtos com valor acrescentado”.

CreatedIN procura reforçar Famalicão no panorama económico nacional

Com esta ação Vila Nova de Famalicão pretende reforçar a sua posição como uma das maiores forças económicas do país, evidenciada por indicadores económicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que posicionam o concelho como o terceiro maior exportador a nível nacional, bem como no segundo lugar do ranking nacional, em termos de contributo para a balança comercial nacional e de valor acrescentado bruto.

fórum económico - famalicão - famalicão madein - famalicão inovar - createdIN - empresas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: MVNF

Porto planeia tornar-se uma cidade mais acessível para os habitantes

Crédito urgente: como o crédito rápido o pode ajudar

Boas razões para escolher uma base de duche extraplana

‘Homens Imprudentemente Poéticos’, de Valter Hugo Mãe – um livro muito visual e de uma enorme beleza

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.