Renting, a forma despreocupada de ter um automóvel novo

Renting, a forma despreocupada de ter um automóvel novo

Pub

 

 

Se começou a pensar em ter um carro novo, a primeira ideia que lhe deve ter passado pela cabeça deverá ter sido a escolha da marca e modelo: um Citröen, um Renault, um Toyota… Ou um Mercedes ou um BMW? Além disso, caso não disponha, ou não queira dispor do capital necessário para o adquirir de imediato, é provável que tenha também pensado no financiamento. É precisamente aí que surge o renting, uma das formas de aluguer que provavelmente já conhece mas pode nunca ter pensado em utilizar e é, na verdade, uma das mais apelativas e interessantes soluções de finaciamento automóvel.

O renting – é, nos dias de hoje, uma das mais apelativas e interessantes soluções financeiras que permitem o acesso a uma viatura nova. Com esta modalidade  de financiamento, seja porque pretendemos apenas substituir uma viatura já com alguma idade ou muitos quilómetros percorridos ou porque pretendemos mudar de tecnologia atendendo à transição energética em curso, o utilizador limita-se praticamente a usufruir das vantagens de ter um carro, sem ter outro ripo de preocupações que, em geral, estão associadas a esse facto.

Esta solução de mobilidade permite, de forma simples, quer a particulares quer a profissionais ou empresas, beneficiar da utilização total do carro escolhido mediante o pagamento de uma renda mensal fixa ao longo do contrato. A principal das vantagens passa pela despreocupação total com os custos associados à utilização da viatura, pois (quase) todas as despesas se encontram incluídas no serviço.

Que despesas se encontram incluídas no serviço de renting?

Embora a propriedade efetiva da viatura não seja do seu utilizador, a empresa responsável pelo contrato de renting assume a gestão e encargos de manutenção, nomeadamente as revisões anuais que tantos não gostam de fazer pelos custos associados, as imprevisíveis e possíveis avarias, o seguro contra de responsabilidade civil e danos próprios, a substituição de pneus e até mesmo despesas com a matrícula e a inspeção periódica.

Mediante o pagamento de um valor fixo durante a vigência do contrato, o utilizador tem todos os serviços associados à viatura – ligeiramente variáveis de locadora para locadora –  incluídos num único pagamento a cada mês. Não há, por isso, lugar a preocupações relativas ao seguro – por exemplo, os jovens não têm seguros agravados -, nem às variações das taxas de juro, entre tantas outras vantagens associadas a um contrato de renting. Pode, no entanto, ter que pagar um valor adicional se percorrer mais quilómetros do que o previsto e estipulado inicialmente. Confortável tanto para particulares quanto para trabalhadores independentes e empresas, cujas principais tarefas não passam pelo controle do estado das suas viaturas, estas últimas beneficiam ainda de vantagens adicionais pelo efeito contabilístico.

Vantagens de um contrato de renting

Em Portugal quase todos gostam de ser proprietários, seja da casa onde vivem, seja do automóvel que conduzem. Depois de anos e anos em que a grande maioria da população pouco ou nada tinha, a ponto de quase todos terem pelo menos um emigrante na sua família, a tradição de usufruir destes bens como a casa ou o carro como sendo próprios transformou-se num hábito cultural já com algumas décadas. Porém, gradualmente, e cada vez com maior frequência, outras opções se têm vindo a impor, como comprar um automóvel em renting – na verdade, tecnicamente, um aluguer operacional de veículos de longa duração. Isto porque, para lá de utilizar o carro novo durante o período do contrato – com uma duração variável em geral até 5 anos (isto é, 60 meses) -, poderá depois adquiri-lo mesmo, no final do contrato, caso entenda tal opção como vantajosa por um custo que pode ser inferior ao de um modelo semelhante no mercado de usados (e com a vantagem adicional de saber o que está a comprar).

Ter sempre um carro novo

O facto de a experiência de renting ser frequentemente considerada positiva leva muitos clientes a efetuarem novos contratos, para novas viaturas, no final do anterior. Na prática, o renting permite ao utilizador possuir um carro permanentemente novo ou seminovo, com as respetivas vantagens associadas.

Desde logo, hoje em dia, há que ter em conta o facto de muitos condutores se preocuparem com a sustentabilidade ambiental, pelo que gostam de conduzir as mais recentes versões optimizadas dos seus modelos favoritos que consumem menos combustível e diminuem as emissões de CO2.

Um outro fator importante passa pela frequência reduzida de manutenção que é própria dos carros novos – no caso do renting o problema não são os custos, mas a indisponibilidade de viatura durante os períodos em que a mesma está na oficina em reparação.

Last but not the least… Os clientes nem sempre referem explicitamente a vaidade associada à posse de uma viatura nova, mas esta é um facto. Quer para o próprio, quer para os outros, um carro novo é um fator de apelo e atração adicional. Uma viatura nova, mesmo em renting, pode ser totalmente personalizável ao gosto do cliente (tal como na compra em stand, é provável que o prazo de entrega seja um pouco mais longo), desde as cores exteriores aos estofos e extras de segurança, dos pormenores mais técnicos aos mais tecnológicos, as opções de configuração dos packs do design da carroçaria  podem ser conformes ao gosto pessoal.

No final, o que não faltam é opções de escolha em renting para oferta. Para entrega imediatas, pode até consultar algumas aqui mesmo.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagem: Eric McLean / Pexels

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.