A Semana Europeia da Mobilidade arrancou, este sábado, 17 de setembro, em Famalicão, com a ação ‘Pelo Chão da Cidade’, nas renovadas Praça D. Maria II e Rua João de Faria Guimarães, abrangendo um conjunto de atividades abertas ao público, desde a educação rodoviária à dança e ao desporto.
«Combina e Move-te!» /«Mix and Move» foi o slogan escolhido para a Semana Europeia da Mobilidadede 2022 que decorre de 16 a 22 de setembro e à qual Vila Nova de Famalicão se associa com um conjunto de atividades promotoras de modos de locomoção suaves para o meio ambiente.
Em Famalicão também se querem ‘melhores ligações’
Tendo como tema central «Melhores Ligações», as atividades programadas estender-se-ão para lá do centro urbano até diversos outros espaços do concelho, múltiplas atividades lúdico-educativas e desportivas, abertas à generalidade da população famalicense.
Na terça-feira, 20 de setembro, serão colocados bicicletários na Escola Básica Integrada de Arnoso Santa Maria, onde também terá lugar uma sessão de sensibilização sobre o uso da bicicleta e os cuidados a ter.
Já quem utilizar o Voltas nos dias 21 e 22 de setembro, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30, poderá usufruir de momentos de poesia e de leitura de pequenos contos durante a viagem.
Destaque também para o dia 22 de setembro, quinta-feira, data da comemoração do «Dia Europeu Sem Carros». Neste dia, há atividades abertas ao público junto ao Centro Escolar de Ribeirão, que abrangem a Escola de Educação Rodoviária (que mantém um dos programas educativos famalicenses), jogos tradicionais, workshop de cerâmica artística e diversas atividades desportivas.
Semana Europeia da Mobilidade promove debate alargado sobre necessidade da alteração de atitudes e comportamentos relativamente à mobilidade
Refira-se que, anualmente, de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de celebrar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover um debate alargado sobre a necessidade da alteração de atitudes e comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do veiculo automóvel. A iniciativa Semana Europeia da Mobilidade foi criada em 2002, após o sucesso do Dia Europeu sem Carros (DESC), em 2000 e 2001, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia (CE), tratando-se de uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades locais e a Comissão Europeia.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Partidos políticos mais preocupados com mobilidade ativa ciclável
Trofa reforça investimento na mobilidade suave e sustentável