Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver finalmente atendidas as suas pretensões

Barcelos requalifica Estrada Municipal 505

Barcelos requalifica Estrada Municipal 505

Pub

 

 

Barcelos vai avançar com as obras de requalificação da Estrada Municipal 505 que liga Barcelinhos à freguesia das Carvalhas, tendo, para o efeito, acabado de ser assinado o respetivo auto de consignação de empreitada à construtora Martins & Filhos, após o Tribunal de Contas as ter avalizado com a emissão do respetivo visto. O mau estado da via arrasta-se há décadas e tem vindo a gerar situações de protesto por parte das populações ao longo dos anos.

Após anos de espera, o Executivo Municipal liderado por Mário Constantino vai finalmente dar saída à situação. Com a assinatura do auto de consignação da empreitada esta quarta-feira, está agora tudo oficialmente pronto para o início dos trabalhos. O presidente da Câmara Municipal de Barcelos fez questão de estar presente no local onde se vai desenvolver a empreitada e mostrou-se satisfeito pelo início desta empreitada: “Estou feliz por ver concretizar-se mais uma obra do nosso programa eleitoral, mais feliz vou ficar porque, quando estiverem concluídos os trabalhos, vai acabar o martírio de todos os que utilizam esta estrada e porque, finalmente, os habitantes das freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver atendidas as suas pretensões”.

O presidente pediu também compreensão e paciência pelos incómodos que os trabalhos irão causar, mas sublinhou que não há a possibilidade de fazer este tipo de intervenções sem alguns inconvenientes para os moradores e automobilistas.

A empreitada vai ter um custo de 2 milhões e 330 mil euros, e os trabalhos vão ser executados pela empresa Martins e Filhos S. A. O projeto contempla a beneficiação de um troço de 5.826 km, entre a EM 306, em Barcelinhos, e a EM 360-1, na freguesia de Carvalhas. O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa.

A par da pavimentação, serão também feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros.

O projeto irá manter os passeios e baias de estacionamento existentes, ao mesmo tempo que irá contemplar a criação de zonas de acesso a passagens para peões com mobilidade reduzida.

Para acalmar a velocidade dos automobilistas, será criada uma lomba, no início da empreitada, na aproximação ao cruzamento com a EM 306, em Barcelinhos.

Enquadramento urbanístico e social

O traçado desta via desenvolve-se em ambientes urbanos bastante diferenciados, atravessando, no seu início, um núcleo urbano, desenvolvendo-se posteriormente em território florestal até ao Km 2+400. Depois, até ao ao Km 3 percorre ambientes agrícolas, atravessando em seguida a área central da freguesia de Remelhe, até ao Km 4. Entre os Km 4.400 e o final da freguesia de Remelhe – Km 5.400, o ambiente envolvente volta à componente florestal/rural.

O traçado na parte final, na freguesia das Carvalhas, atravessa um núcleo urbano de pequena expressão.

A partir desta estrada, existem ligações às freguesias de Gamil, de Alvelos e de Pereira.

mobilidade - estrada municipal 505 - barcelos - barcelinhos - alvelos - carvalhas - pereira - mário constantino - martins & filhos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer. vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - governo - ambiente - energia - gás - eletricidade

Imagens: 0) Pinto Coelho, 1) MBCL

Braga avança com reorganização viária do Nó de Ínfias

Governo suaviza aumento do preço do gás natural

Abono de Família e nova Garantia para a Infância reforçam apoio a crianças

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.