Barcelos requalifica Estrada Municipal 505

Barcelos requalifica Estrada Municipal 505

Pub

 

 

Barcelos vai avançar com as obras de requalificação da Estrada Municipal 505 que liga Barcelinhos à freguesia das Carvalhas, tendo, para o efeito, acabado de ser assinado o respetivo auto de consignação de empreitada à construtora Martins & Filhos, após o Tribunal de Contas as ter avalizado com a emissão do respetivo visto. O mau estado da via arrasta-se há décadas e tem vindo a gerar situações de protesto por parte das populações ao longo dos anos.

Após anos de espera, o Executivo Municipal liderado por Mário Constantino vai finalmente dar saída à situação. Com a assinatura do auto de consignação da empreitada esta quarta-feira, está agora tudo oficialmente pronto para o início dos trabalhos. O presidente da Câmara Municipal de Barcelos fez questão de estar presente no local onde se vai desenvolver a empreitada e mostrou-se satisfeito pelo início desta empreitada: “Estou feliz por ver concretizar-se mais uma obra do nosso programa eleitoral, mais feliz vou ficar porque, quando estiverem concluídos os trabalhos, vai acabar o martírio de todos os que utilizam esta estrada e porque, finalmente, os habitantes das freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver atendidas as suas pretensões”.

O presidente pediu também compreensão e paciência pelos incómodos que os trabalhos irão causar, mas sublinhou que não há a possibilidade de fazer este tipo de intervenções sem alguns inconvenientes para os moradores e automobilistas.

A empreitada vai ter um custo de 2 milhões e 330 mil euros, e os trabalhos vão ser executados pela empresa Martins e Filhos S. A. O projeto contempla a beneficiação de um troço de 5.826 km, entre a EM 306, em Barcelinhos, e a EM 360-1, na freguesia de Carvalhas. O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa.

A par da pavimentação, serão também feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros.

O projeto irá manter os passeios e baias de estacionamento existentes, ao mesmo tempo que irá contemplar a criação de zonas de acesso a passagens para peões com mobilidade reduzida.

Para acalmar a velocidade dos automobilistas, será criada uma lomba, no início da empreitada, na aproximação ao cruzamento com a EM 306, em Barcelinhos.

Enquadramento urbanístico e social

O traçado desta via desenvolve-se em ambientes urbanos bastante diferenciados, atravessando, no seu início, um núcleo urbano, desenvolvendo-se posteriormente em território florestal até ao Km 2+400. Depois, até ao ao Km 3 percorre ambientes agrícolas, atravessando em seguida a área central da freguesia de Remelhe, até ao Km 4. Entre os Km 4.400 e o final da freguesia de Remelhe – Km 5.400, o ambiente envolvente volta à componente florestal/rural.

O traçado na parte final, na freguesia das Carvalhas, atravessa um núcleo urbano de pequena expressão.

A partir desta estrada, existem ligações às freguesias de Gamil, de Alvelos e de Pereira.

mobilidade - estrada municipal 505 - barcelos - barcelinhos - alvelos - carvalhas - pereira - mário constantino - martins & filhos

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer. vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - governo - ambiente - energia - gás - eletricidade

Imagens: 0) Pinto Coelho, 1) MBCL

Braga avança com reorganização viária do Nó de Ínfias

Governo suaviza aumento do preço do gás natural

Abono de Família e nova Garantia para a Infância reforçam apoio a crianças

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.