Portugal cresce acima da Zona Euro no 1º trimestre de 2022

Portugal cresce acima da Zona Euro no 1º trimestre de 2022

Pub

 

 

Portugal registou o maior crescimento económico – 11,9% – de toda a Zona Euro, em termos homólogos, no primeiro trimestre de 2022, revelam os dados de estimativa rápida divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat, o serviço estatístico da União Europeia (UE), o que compara muito favoravelmente com a média da zona euro, que se encontra apenas em 5,1%.

Num momento em que a crise económica se acentua nas famílias de menores rendimentos devido à subida da inflação, que se deverá situar em 4,4% no final do ano contra 6,1%da Zona Euro, esta ‘notícia melhorzinha‘ poderá trazer algum alento e tranquilidade aos portugueses em geral, pois deverá significar que os números do desemprego se deverão manter em baixa.

Em 2022, a economia portuguesa é a que mais cresce, na prática ‘mais do dobro’ da média dos 27, e também a que regista – e deverá continuar a registar – a inflação mais baixa. Em termos homólogos, as previsões macroeconómicas da primavera assinalam também que o segundo maior crescimento da Zona Euro ocorreu na Áustria, com 8,7%, e o terceiro na Hungria com 8%.

Relativamente ao trimestre anterior, a economia portuguesa apresenta o segundo maior crescimento, em cerca de 2,6%, apenas suplantado pela Roménia.

Costa e Gentiloni satisfeitos com números de Portugal

António Costa, o primeiro-ministro de Portugal, assumiu tratar-se de ‘um bom sinal‘, uma vez que, considera, vem demonstrar que a economia portuguesa está a ‘crescer de forma sustentada’ e a empurrar o desemprego para baixo.

Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia, atribuiu, por seu turno, este nível de crescimento à retoma mais lenta que o país registou em 2021, em comparação com outros países da União Europeia, mas também à forte recuperação do turismo internacional.

Dívida de Portugal deverá manter trajeto descendente

Ainda de acordo com as previsões macroeconómicas da Comissão Europeia (CE), o rácio da dívida pública em relação ao PIB ‘desceu para 127% em 2021’, com todos os indicadores a apontarem para uma trajetória de descida constante ao longo dos próximos dois anos, devendo ficar em ‘119,9% do PIB em 2022 e 115,3% em 2023’, abaixo do nível pré-pandemia.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Huawei Mate X2, um dos ‘smartphones’ mais atraentes do mercado

Vinho Encruzado do Dão considerado o melhor vinho do ano

 

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Economia, Portugal

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.