No presente, conhecer o passado da paisagem para perspetivar o futuro do território

Casa do Território expõe paisagem de Famalicão através dos tempos

Casa do Território expõe paisagem de Famalicão através dos tempos

Pub

 

 

A Casa do Território, do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, tem patente, até 28 de agosto, a exposição “Naturalmente Famalicão – Cronologia de uma Paisagem”. A exposição propõe uma jornada pela história da paisagem com início no momento em que surgiam os primeiros povoados no território – há cerca de 6000 anos – até aos dias de hoje, num convite a uma reflexão sobre o que se pretende para o território no futuro.

Composta por um conjunto de diagramas e desenhos que procuram retratar o panorama famalicense desde que há registo de ocupação humana, bem como por diversas fotografias panorâmicas de 360 graus que mostram a evolução do território, a exposição irá oferecer ainda um conjunto de experiências sensoriais. Através destas ser-lhe-á possível verificar se a ideia que tem – ou pode ter – da paisagem do território famalicense por essa época corresponde – ou não – àquilo que idealiza.

No presente, conhecer o passado da paisagem para perspetivar o futuro para Famalicão

“Para melhor perspetivar um futuro para o território que nos sustenta é importante conhecer o seu passado. O percurso que nos trouxe ao ordenamento que conhecemos hoje que acompanhou o avanço da tecnologia, teve a influência de povos distantes, do clima e até de pandemias. Mas é sobretudo às sucessivas gerações de habitantes locais e às suas vontades e anseios que devemos esta construção assente num território outrora natural”, explica a propósito o coordenador da exposição, o ecólogo Vasco Flores Cruz.

No fundo a questão que se coloca é “o que pensaria um habitante do Castro das Eiras se ao sair do balneário, sob a abertura da Pedra Formosa encontrasse a paisagem que construímos? E nós, que paisagem gostaríamos de deixar para os vindouros?”

casa do território - famalicão - exposição - atividades - paisagem - história - natureza - parque da devesa - concelho - território

Atividades paralelas à exposição “Mudam-se os tempos, mudam-se as paisagens”

Para lá da mostra propriamente dita, a exposição conta ainda com uma programação de atividades paralelas como oficinas, visitas orientadas para famílias, com crianças e realização de trabalhos criativos à volta do tema da paisagem.

Irão decorrer ainda visitas ao território com passeios comentados, nomeadamente pelas obras de encanamento do rio Este, através de um percurso pedestre e visita guiada, a 28 de maio, pelo Arq. Bruno Matos (autor do projeto e investigador na área molinológica) ao Moinho de S. Marçal, na freguesia de Esmeriz, que foi recentemente intervencionado através da execução de um projeto para a sua reabilitação e requalificação do espaço público envolvente, obras de reabilitação e reconstituição do Pisão e Castro das Eiras e Castelo de Vermoim, para além de outras atividades dirigidas às escolas.

Ao abrigo da programação associada, a Casa do Território de Famalicão organizou também, no Dia Mundial da Terra, a conferência “Mudam-se os tempos, mudam-se as paisagens”.

casa do território - famalicão - exposição - atividades - paisagem - história - natureza - parque da devesa - concelho - território

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: PdDVNF

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções e tabelas em vigor):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.