Braga candidatou ao Plano de Recuperação e Resiliência a transformação da Fábrica Confiança numa residência universitária, conforme era desejo de longa data da Câmara Municipal. A candidatura ficou classificada em 14º lugar num total de 154 manifestações admitidas, habilitando o projecto a passar à fase seguinte – momento em que poderão, então, submeter o projecto a financiamento.
Esta manifestação de interesse ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, em resposta a um aviso do Plano de Recuperação e Resiliência, foi efetuada pelo Município de Braga há cerca de um mês, mais exactamente a 28 de Fevereiro deste ano. A concretizar-se esta aposta, será finalmente dado um rumo às instalações da Fábrica Confiança que tanta polémica tem causado ao longo dos últimos anos.
Investimento de até 26 milhões de euros ao abrigo do PRR
A nova residência universitária irá disponibilizar mais de 750 camas a preço regulado a partir de Dezembro de 2024, através da adaptação, reconstrução e ampliação do edifício da Fábrica Confiança, que pertence à esfera municipal. O projecto envolve ainda a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave.
De acordo com os valores estimados apresentados nesta fase, e a concretizar-se na fase seguinte o sucesso agora alcançado, o financiamento, que se traduz em 100% do valor elegível, poderá ser de 22 727 068,00€ num total de investimento que poderá ir aos 26 024 068,00€.
O projecto foi avaliado com base no seu grau de inovação, na adequação da oferta de alojamento à procura potencial e na celeridade na execução do investimento.
Mitigar a escassez da oferta de alojamento estudantil
A disponibilização de alojamento para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência, de forma condigna e a preços acessíveis, é essencial e prioritária para o alargamento e a democratização do acesso ao ensino superior, sendo um dos desígnios assumidos pelo Município de Braga o de mitigar a escassez desta oferta.
Portal Mais Transparência com maior detalhe sobre fundos europeus
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Braga quer mais reduzir emissão de gases com efeito de estufa
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.