Depois de muitos anos de ausência, evento promete levar uma das artes maiores do palco para a rua, para o meio das pessoas, e comunicar com quem passa
Semana da Dança regressa a Guimarães

Pub
Está de regresso a Guimarães a Semana da Dança, entre 6 e 16 de abril. O projeto é promovido pela Associação de Dança de Guimarães, conta com a direção artística de Rui Donas e o conceito artístico do Quorum Ballet & Daniel Cardoso, que será cabeça-de-cartaz da presente edição.
Workshops, mesas-redondas, partilhas, conversas, audições e espetáculos permitem devolver a Guimarães a Semana da Dança, preenchendo teatros, museus e a via pública para a fruição artística descomprometida e sem complexos, com profissionais, jovens bailarinos, partilhando conhecimentos e novos desafios.
“Partilhar e conviver é fundamental. A dança não é para estar dentro de quatro paredes”, explicou o diretor artístico da Semana da Dança, Rui Donas, para quem é importante “trazer a dança para o meio das pessoas, para a rua, a comunicar com quem passa”.
Neste regresso da Semana da Dança a Guimarães, após um percurso que deixou marcas entre 1994 e 2006, Rui Donas deixou o desafio a outras escolas “para que se aliem ao projeto. Este não é um projeto de ninguém”, sublinhou, enquanto apresentava alguns dos pontos altos desta iniciativa, como o espetáculo Romeu & Julieta, pelo Quorum Ballet, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, ou até é o ‘Reencontro’ de Rafaela Salvador e Ricardo Machado, num workshop que nos remete para os primeiros passos da Semana da Dança e projetou alguns dos seus nomes para outras latitudes e dimensões.
‘Romeu e Julieta’ pelo Quorum Ballet no Paço dos Duques de Bragança
Já Daniel Cardoso, do Quorum Ballet, lançou o Romeu e Julieta “com um conceito mais real e ligado à sociedade atual”, explicando que a dramaturgia da peça tem por base que “cada um pode ser Romeu, cada um pode ser Julieta”. Já o SÓS tem um conceito “mais intimista” e é outro dos espetáculos que vai ser apresentado no Paço dos Duques de Bragança e que a companhia havia concebido para televisão aquando dos primeiros meses da pandemia – foi estreado na RTP em 2020.
A par destes espetáculos, o Quorum Ballet também vai promover uma residência artística com os elementos que integram a companhia mais os bailarinos que responderam ao Open Call da Semana da Dança, que mais uma vez promete trazer um outro movimento e colorido a Guimarães, como cidade da criação.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 2) QB, 1) MGMR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
‘Um dia na vida de Ivan Deníssovitch’, a obra-prima de Soljenítsin
Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

João Palhares
Lucky Star | O Sal da Terra, Uma Viagem com Sebastião Salgado, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado

Lotação limitada prevê público de apenas 150 a 200 pessoas
Heavy Metal | The Godiva anunciam concerto especial de Halloween no Hard Rock Café Porto

Tecnologia inovadora quase não necessita de internamento
Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães implanta ‘pacemaker’ mais pequeno do mundo

‘O diálogo de Paulo narrador com o Paulinho criança, o Paulo apaixonado, o Paulo marido e pai, o Paulo homem que cresce e envelhece, o Paulo no regresso às origens’
‘Para Sempre’, de Vergílio Ferreira, um livro denso, triste e maravilhoso
Comente este artigo
Only registered users can comment.