Pub
Está de regresso a Guimarães a Semana da Dança, entre 6 e 16 de abril. O projeto é promovido pela Associação de Dança de Guimarães, conta com a direção artística de Rui Donas e o conceito artístico do Quorum Ballet & Daniel Cardoso, que será cabeça-de-cartaz da presente edição.
Workshops, mesas-redondas, partilhas, conversas, audições e espetáculos permitem devolver a Guimarães a Semana da Dança, preenchendo teatros, museus e a via pública para a fruição artística descomprometida e sem complexos, com profissionais, jovens bailarinos, partilhando conhecimentos e novos desafios.
“Partilhar e conviver é fundamental. A dança não é para estar dentro de quatro paredes”, explicou o diretor artístico da Semana da Dança, Rui Donas, para quem é importante “trazer a dança para o meio das pessoas, para a rua, a comunicar com quem passa”.
Neste regresso da Semana da Dança a Guimarães, após um percurso que deixou marcas entre 1994 e 2006, Rui Donas deixou o desafio a outras escolas “para que se aliem ao projeto. Este não é um projeto de ninguém”, sublinhou, enquanto apresentava alguns dos pontos altos desta iniciativa, como o espetáculo Romeu & Julieta, pelo Quorum Ballet, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, ou até é o ‘Reencontro’ de Rafaela Salvador e Ricardo Machado, num workshop que nos remete para os primeiros passos da Semana da Dança e projetou alguns dos seus nomes para outras latitudes e dimensões.
‘Romeu e Julieta’ pelo Quorum Ballet no Paço dos Duques de Bragança
Já Daniel Cardoso, do Quorum Ballet, lançou o Romeu e Julieta “com um conceito mais real e ligado à sociedade atual”, explicando que a dramaturgia da peça tem por base que “cada um pode ser Romeu, cada um pode ser Julieta”. Já o SÓS tem um conceito “mais intimista” e é outro dos espetáculos que vai ser apresentado no Paço dos Duques de Bragança e que a companhia havia concebido para televisão aquando dos primeiros meses da pandemia – foi estreado na RTP em 2020.
A par destes espetáculos, o Quorum Ballet também vai promover uma residência artística com os elementos que integram a companhia mais os bailarinos que responderam ao Open Call da Semana da Dança, que mais uma vez promete trazer um outro movimento e colorido a Guimarães, como cidade da criação.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: 0, 2) QB, 1) MGMR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
‘Um dia na vida de Ivan Deníssovitch’, a obra-prima de Soljenítsin
Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.