Perante razoável plateia de crioulos, coube a vez a Cabo Verde, na pessoa do talvez mais ilustre artista daquele território – o cantautor, escritor e até ministro, o Senhor Mário Lúcio – dar início, na última sexta-feira, à versão 2022 de mais um Ciclo Terra, uma organização da Capivara Azul, com o apoio do Município de Guimarães. O ‘dourado’ concerto de divulgação de Funanight realizou-se na sala onde já é habitual estes espetáculos acontecerem, a black Box do CIAJG.
A actuação serviu de mote para apresentar a sua última obra discográfica, gravada e tocada com a sua actual banda de amigos “Krioulos”. Som quente, de mornas e de latitudes mais quentes, aqueceram a noite, entrelaçados, pelos apelos subtis, de irmandade, lusofonia, e paz , numa boa áurea, no mundo cinzento em que vivemos. E não faltou até Zeca Afonso, numa cover muito bem «arranjada».
Mário deixou apetite… para mais!
Mario Lúcio: cantor, compositor, escritor, pensador de Cabo Verde
Mário Lúcio é uma das figuras mais reconhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, tanto local como internacionalmente: músico, cantor-compositor, e um dos principais artistas cabo-verdianos de todos os tempos. Nascido no Tarrafal, na Ilha de Santiago, em 1964, Mário Lúcio é o escritor mais premiado do país internacionalmente, o poeta que marca a viragem na nova poesia cabo-verdiana com o livro “Nascimento de Um Mundo”, um dos mais conceituados pensadores da sua geração, o autor do “Manifesto a Crioulização”, a obra mais actual sobre o fenómeno da Crioulização no mundo, de que é um pensador expoente, o Ministro da Cultura que lançou a nova epistemologia sobre a Cultura, com a obra “Meu Verbo Cultura”.
Mario Lúcio: voz e guitarra
Sofia Adriana Portugal: voz, flauta, percussão
Rui Ferreira: baixo, teclados, percussão, voz
Telmo Sousa: guitarra, voz, percussão
Ricardo Coelho: percussão
Tiago Soares: percussão
O Ciclo Terra é uma organização da Capivara Azul. Conta com o apoio do Município de Guimarães.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: AM
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
CIAC de Guimarães responde a mais de 700 reclamações de consumidores
Ver [a guerra] de verdade em ‘Alemanha Ano Zero’ de Roberto Rosselini
Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca