Edifício-sede de organização juvenil referência a nível nacional foi sujeito a um processo de obras de adaptação e reconstrução de modo a incorporar novas valências
PASEC inaugura renovada Casa das ideias

Pub
A renovada Casa das Ideias da PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, de Antas, Vila Nova de Famalicão, foi inaugurada esta quinta-feira, 17 de fevereiro. Na sequência da comemoração dos 20 anos da organização, o edifício-sede da associação juvenil foi sujeito nos últimos tempos a um processo de obras de adaptação e reconstrução de modo a acompanhar a dinâmica de atividades da organização famalicense, incorporando novas valências. Estas obras na Casa das Ideias garantem agora condições para muitos e bons anos de vida a esta instituição de referência a nível nacional.
PASEC, chave de uma comunidade mais forte e plural
Os 20 anos da PASEC em 2022 dão responsabilidade e saber-fazer acumulado à associação de animadores socioculturais. Significam também, por isso, novos desafios para a associação. Logo, a cerimónia de inauguração do renovado espaço não poderia deixar de contar com a presença de Mário Passos e Luísa Azevedo, respetivamente presidente da Câmara e vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Vítor Dias, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude – Norte, e ainda de dezenas de representantes de entidades parceiras da instituição.
‘Esta casa tem sido um catalisador importante para os projetos desta associação que é uma referência nacional e internacional’, sem paralelo no movimento juvenil português, referiu Mário Passos, a propósito da renovada Casa das Ideias da PASEC. O autarca famalicense lembrou ainda a PASEC enquanto movimento juvenil de excelência na inovação social e educação não formal, esperando que ‘continue a contribuir para a integração de crianças e jovens e para a construção de comunidades mais fortes e plurais’.
A cada dia uma nova oportunidade, um recomeço
Ao longo dos últimos três anos, a Casa das Ideias da PASEC sofreu obras de adaptação e reconstrução do espaço-sede que envolveu intervenções tanto no exterior, quanto no interior do edifício – por sinal na antiga Escola Primária do Cruzeiro, cedida a título de comodato em 2013 pelo município famalicense -, no sentido de criar melhores condições para o acolhimento dos jovens e de novas valências.
‘Cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ficou por fazer’, salienta, assim, por seu turno, a presidente da PASEC, Sara Gomes. ‘Há oito anos atrás, foi o dia em que tudo mudou, nasceu a Casa das Ideias’ que intervém continuamente nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil.
A associação recebe um apoio financeiro municipal da Câmara de Famalicão na ordem dos 45 mil euros por ano, para o desenvolvimento de atividades em prol da educação e juventude. Esta verba tem-se materializado em iniciativas da PASEC de âmbito local, nacional e internacional associadas à educação não formal e animação socioeducativa, mobilizando, semanalmente, mais de 1700 jovens nas suas dinâmicas nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil.
Organização com números impressionantes
Entretanto, Vítor Dias, diretor do IPDJ Norte, que também contribuiu para as obras realizadas através do Plano de Apoio Infraestrutural, enalteceu o percurso da PASEC e o valor acrescentado que os seus projetos contemplam nos territórios em que atua e a escola de valores em que se tornou. Referiu ainda os números impressionantes atingidos pela organização, não só no número de jovens que envolve, mas nos prémios e distinções que continuamente recebe.
Nos últimos 8 anos, em números acumulados, a Casa das Ideias da PASEC: realizou 17521 ações de envolvimento juvenil (reuniões, ensaios artísticos, sessões de capacitação, entre outras); teve um acumulado de mais de 438 mil crianças e jovens em todas as dinâmicas que desenvolveu; deu lugar a 43 intercâmbios internacionais da UNESCO, Erasmus + e noutros programas de cooperação; acolheu mais de 520 voluntários; teve um acumulado de mais de 21700 adultos em todas as dinâmicas que desenvolveu; foi e é a casa de mais de 130 grupos juvenis.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: PASEC
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Ciclo de Conferências em Educação reúne João Gonçalves, da DGesT, Braz Costa, do CITEVE e CeNTI, Pedro Cruz, da Zoom Out, e Augusto Lima, vereador da Economia e Empreendedorismo
Famalicão debate futuro do Ensino Profissional

Homenagem a personalidades e instituições decorrerá a 9 de dezembro no Altice Forum Braga
Braga honra méritos individual e coletivo com medalhas municipais

Empresa de Famalicão instala parque solar e vai poupar 35% na fatura energética
ACO Shoes aposta em energia mais limpa

Encontro na CESPU conta com presença de José Luís Carneiro, cabeça de lista pelo Círculo Eleitoral de Braga, no papel de moderador
PS debate cuidados de saúde em Famalicão

Uso do catálogo online é preferencial neste momento de pandemia de Covid-19
Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura em Esposende reabre ao público após quarentena

‘Concerto foi um ‘sunset’ improvisado e agradável para todos’
Benjamim pisa ‘terra firme’ no Anima-te de Famalicão
Comente este artigo
Only registered users can comment.