Edifício-sede de organização juvenil referência a nível nacional foi sujeito a um processo de obras de adaptação e reconstrução de modo a incorporar novas valências

PASEC inaugura renovada Casa das ideias

PASEC inaugura renovada Casa das ideias

Pub

 

 

A renovada Casa das Ideias da PASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, de Antas, Vila Nova de Famalicão, foi inaugurada esta quinta-feira, 17 de fevereiro. Na sequência da comemoração dos 20 anos da organização, o edifício-sede da associação juvenil foi sujeito nos últimos tempos a um  processo de obras de adaptação e reconstrução de modo a acompanhar a dinâmica de atividades da organização famalicense, incorporando novas valências. Estas obras na Casa das Ideias garantem agora condições para muitos e bons anos de vida a esta instituição de referência a nível nacional.

PASEC, chave de uma comunidade mais forte e plural

Os 20 anos da PASEC em 2022 dão responsabilidade e saber-fazer acumulado à associação de animadores socioculturais. Significam também, por isso, novos desafios para a associação.  Logo, a cerimónia de inauguração do renovado espaço não poderia deixar de contar com a presença de Mário Passos e Luísa Azevedo, respetivamente presidente da Câmara e vereadora da Juventude do Município de Famalicão, Vítor Dias, diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude – Norte, e ainda de dezenas de representantes de entidades parceiras da instituição.

‘Esta casa tem sido um catalisador importante para os projetos desta associação que é uma referência nacional e internacional’, sem paralelo no movimento juvenil português, referiu Mário Passos, a propósito da renovada Casa das Ideias da PASEC. O autarca famalicense lembrou ainda a PASEC enquanto movimento juvenil de excelência na inovação social e educação não formal, esperando que ‘continue a contribuir para a integração de crianças e jovens e para a construção de comunidades mais fortes e plurais’.

A cada dia uma nova oportunidade, um recomeço

Ao longo dos últimos três anos, a Casa das Ideias da PASEC sofreu obras de adaptação e reconstrução do espaço-sede que envolveu intervenções tanto no exterior, quanto no interior do edifício – por sinal na antiga Escola Primária do Cruzeiro, cedida a título de comodato em 2013 pelo município famalicense -, no sentido de criar melhores condições para o acolhimento dos jovens e de novas valências.

‘Cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ficou por fazer’, salienta, assim, por seu turno, a presidente da PASEC, Sara Gomes. ‘Há oito anos atrás, foi o dia em que tudo mudou, nasceu a Casa das Ideias’ que intervém continuamente nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil.

A associação recebe um apoio financeiro municipal da Câmara de Famalicão na ordem dos 45 mil euros por ano, para o desenvolvimento de atividades em prol da educação e juventude. Esta verba tem-se materializado em iniciativas da PASEC de âmbito local, nacional e internacional associadas à educação não formal e animação socioeducativa, mobilizando, semanalmente, mais de 1700 jovens nas suas dinâmicas nos domínios das artes, capacitação, inclusão, desporto e protagonismo juvenil.

Organização com números impressionantes

Entretanto, Vítor Dias, diretor do IPDJ Norte, que também contribuiu para as obras realizadas através do Plano de Apoio Infraestrutural, enalteceu o percurso da PASEC e o valor acrescentado que os seus projetos contemplam nos territórios em que atua e a escola de valores em que se tornou. Referiu ainda os números impressionantes atingidos pela organização, não só no número de jovens que envolve, mas nos prémios e distinções que continuamente recebe.

Nos últimos 8 anos, em números acumulados, a Casa das Ideias da PASEC: realizou 17521 ações de envolvimento juvenil (reuniões, ensaios artísticos, sessões de capacitação, entre outras); teve um acumulado de mais de 438 mil crianças e jovens em todas as dinâmicas que desenvolveu; deu lugar a 43 intercâmbios internacionais da UNESCO, Erasmus + e noutros programas de cooperação; acolheu mais de 520 voluntários; teve um acumulado de mais de 21700 adultos em todas as dinâmicas que desenvolveu; foi e é a casa de mais de 130 grupos juvenis.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: PASEC

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.