Fazer face à grave situação de seca na região e no país em cerca de uma centena de instalações

Famalicão desliga rega automática em espaços públicos

Famalicão desliga rega automática em espaços públicos

Pub

 

 

Famalicão desligou todos os sistemas de rega automáticos do concelho que se encontram sob gestão do respetivo município para minimizar os efeitos da situação de seca meteorológica que atinge o território nacional e, assim, poupar água que tão indispensável é para consumo humano e em determinadas atividades produtivas.

A decisão da autarquia liderada por Mário Passos de desativar os sistemas de rega automátios em espaços públicos do Concelho sob gestão municipal abrange quase uma centena de sistemas de rega abastecidos com água da rede pública situados em diversos parques, jardins, praças, rotundas e edifícios da cidade e das freguesias, cuja rega passa agora a ser efetuada de forma manual e mais controlada.

“Devemos ter sempre em mente o uso eficiente da água e a adoção de medidas de poupança, mas esta necessidade torna-se ainda mais imperativa perante a situação preocupante em que nos encontramos. A Câmara Municipal está a olhar para a sua gestão diária e a tentar perceber onde pode atuar para conseguir um consumo de água mais eficiente e responsável”, refere o presidente da Câmara de Famalicão, desafiando ainda “todos os famalicenses a fazerem o mesmo exercício em casa”.

Hoje mesmo, em declarações aos canais televisivos Porto Canal e TVI, Mário Passos reforçou que “a escassez da água em Portugal é um problema [bem] real e que em Vila Nova de Famalicão se começaram a tomar medidas no sentido de minimizar os efeitos da situação de seca meteorológica, começando por desativar todos os sistemas de rega automáticos do concelho sob gestão da Câmara Municipal.

Poupança mínima de metade do consumo de água

Só nesta medida, a Câmara Municipal de Famalicão espera uma redução de cerca de 50% do consumo de água, mas o executivo municipal está a ponderar a implementação de ações adicionais no sentido de uma maior poupança de água no concelho. Entre elas está o lançamento de uma campanha de sensibilização e de incentivo à poupança e valorização da água, até porque “a poupança da água é um trabalho de todos, que tem que começar nas nossas casas, nas nossas tarefas do quotidiano”.

Água no ‘olho do furacão’ das alterações climáticas em Portugal

As cidades e as alterações climáticas

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

não deixes cair a máscara jpg01 vários rostos para página início vn

Restrições no uso da água das barragens devido à seca

Biomassa – energia renovável?

Ecocentro móvel da Póvoa de Varzim a caminho de reciclar 50 mil toneladas

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

A grande vitória de António Costa

‘Upgrade’ no Futebol do FC Famalicão

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Água, Ambiente, Famalicão

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.