Loja do Cidadão - Apúlia - Esposende - Agência para a Modernização Administrativa - Estado - Autarquia - Cidadãos

Apúlia e Forjães com novas Lojas do Cidadão

 

 

Esposende passa a dispor, a partir de hoje, de mais dois novos Espaços do Cidadão, nomeadamente em Apúlia e em Forjães, totalizando agora três balcões, sendo que o outro está sediado nos Paços do Concelho. Com a presença de Fátima Madureira, presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Município de Esposende inaugurou, na manhã de hoje, estes novos balcões, disponibilizando um vasto conjunto de serviços, numa ótica de descentralização e de proximidade às populações, conforme salientou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.

Com horário de atendimento entre as 8h30 às 16h30, o Espaço Cidadão Sul situa-se na Avenida da Praia, em Apúlia, e o Espaço Cidadão Norte localiza-se no Centro Comercial 2 Rosas, em Forjães. O investimento municipal para a adaptação destes espaços orçou em 79 500 euros, com financiamento comunitário de 85%. De acordo com o protocolado com a AMA, o Município de Esposende assegura o sistema hardware, o equipamento das instalações e os recursos humanos e a AMA disponibiliza o software para atendimento aos cidadãos.

‘Um conceito perfeito’

O período de intervenções decorreu no Auditório da Sede da Junta de Freguesia de Forjães, onde o autarca realçou a importância da disponibilização destes serviços às populações, na resposta às suas necessidades. “Um conceito perfeito”, que se reveste de um “conjunto de vantagens enormes”, afirmou Benjamim Pereira, notando que “desde a primeira hora, o Município percebeu a importância destes espaços”, tendo avançado com a candidatura para a instalação de mais dois postos de atendimento.

Esta medida traduz a coesão territorial preconizada pelo Município, alcançando, assim, uma cobertura mais global do concelho. Nesta perspetiva, é intenção do Município vir a disponibilizar nestes postos de atendimento, para além do protocolado com a AMA, alguns serviços municipais, descentralizando o atendimento do Município. “Este não é um processo fechado, é evolutivo”, afirmou o presidente da autarquia.

‘Expressão máxima da descentralização’

“O Espaço do Cidadão é a expressão máxima da descentralização”, afirmou a Presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Fátima Madureira, para quem a abertura de cada novo serviço é motivo de satisfação. Manifestou, assim, “dupla alegria” por ver nascer dois novos Espaços do Cidadão no Município de Esposende, notando que são já quase 800 em todo o território nacional.

“O Estado está a entregar [os adequados e indispensáveis meios administrativos] a quem melhor sabe estar junto dos cidadãos, a fornecer-lhes os instrumentos para conseguir resolver a vida das pessoas ao mesmo tempo que criamos igualdade entre as pessoas”. A questão da literacia digital, ainda inacessível a muitos, particularmente a muita da população idosa, é um dos aspetos positivos que ressalta da aposta nestes postos de atendimento descentralizados, e que foi realçada tanto pela presidente da AMA quanto por Benjamim Pereira.

Loja do Cidadão - Forjães - Esposende - Agência para a Modernização Administrativa - Estado - Autarquia - Cidadãos

Este serviço estará disponível não só para a população local, como também para as freguesias vizinhas.

Cumprimento da Agenda 2030

A disponibilização dos Espaços Cidadão enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 10 – Reduzir as Desigualdades, por via da eliminação de barreiras no acesso aos serviços públicos, bem assim ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, tornando mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável, na medida em que se disponibiliza um serviço de proximidade.

Canal Intercetor de Esposende inicia pleno funcionamento

Esposende lança concurso para postos de carregamento elétricos

Esposende investe quase 750 mil euros em transporte escolar

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

A Ponte das Barcas: o PS e o (des)entendimento à esquerda

Rui Rio ou Paulo Rangel

CassinoHEX - casinos online - portugalBake - Bushido Associação de Karaté de Esposende

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Gérald Bloncourt: o fotógrafo que imortalizou a emigração portuguesa

Deixe um comentário