Os BaToTas de Ponte de Lima voltam a abrir os percursos dos montes da região para os entusiastas das aventuras de BTT. Depois de uma interrupção por causa da pandemia, a Descida ao Sarrabulho regressa para a 20.ª edição a 20 de novembro de 2021.
A Descida ao Sarrabulho é a mais emblemática e concorrida atividade do BaToTas – Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima, realizando-se desde a fundação do clube, em 1999.
Arros de Sarrabulho com Rojões enriquecem convívio após passeio
Este evento não tem cariz competitivo, sendo apenas um passeio de lazer e convívio.
Partindo de um dos pontos mais elevados do concelho, os participantes realizam um percurso de cerca de 20 km, em sentido descendente e terminando na zona histórica da Vila e Sede do Concelho de Ponte de Lima. Para abrilhantar o evento, no final do passeio ciclista é servida, mediante inscrição prévia, uma refeição que consiste no típico Arroz de Sarrabulho acompanhado dos sempre deliciosos e suculentos Rojões.
A deslocação até ao ponto de partida será realizada em autocarro (os atletas) e em camiões (as bicicletas). No entanto, quem assim o desejar, também a deslocação poderá ocorrer na própria bicicleta ou qualquer outro tipo de transporte (transporte próprio).
Percurso em ambiente rural
Durante o percurso os participantes contactam com o património natural e arquitetónico do concelho e com deslumbrantes paisagens que embelezam o ambiente rural.
Fruto da experiência adquirida nas edições anteriores, e esperando sempre melhorar o desempenho e atitude organizativa, este ano há algumas novidades, que fomentam novas razões e motivos para a participação. Assim, em 2021 todos os participantes que concluírem a ‘prova’ terão direito a uma medalha finisher comemorativa dos 20 anos da Descida ao Sarrabulho.
Atendendo à pandemia de COVID-19, o evento está sujeito às normas e recomendações emanadas pela DGS que estejam em vigor à data da sua realização.
Prémios
Serão entregues prémios aos três grupos com mais elementos:
1º Prémio – Presunto;
2º Prémio – Cabaz de enchidos regionais; e
3º Prémio – Uma caixa de vinha da região.
Inscrições
As inscrições, que só podem ser efectuadas exclusivamente on-line no site do BaToTas, encerram no dia 15 de novembro às 23h59m, ou quando se atingir o número limite de inscritos de 800 participantes validados.
A inscrição inclui:
- Saco de pano
- Sande de porco no espeto + bebida (almoço)
- Lembrança
- Vários reforços alimentares ao longo do percurso
- Medalha finisher comemorativa dos 20 anos da Descida ao Sarrabulho
- Seguro de acidentes pessoais
- Banho
- Transporte das bicicletas para o local da partida (Boalhosa)
- Transporte em autocarro até ao local da partida (Boalhosa)
- Lavagem das bicicletas
- Jantar (se tiver feito a respetiva inscrição)
Pagamento
Cada inscrição tem um custo de 15,00 euros, valor que passa para 30,00 euros caso inclua o jantar de convívio no final. Os acompanhantes para o jantar pagam 15,00 euros por pessoa.
Os pagamentos, que validam as inscrições, são feitos por referência multibanco. No final da inscrição, cada participante recebe via e-mail uma referência bancária. Ao fazer a liquidação do valor, ficará assinalado o número do dorsal na lista dos inscritos.
As referências multibanco têm validade até 11 de novembro, após o que é necessário pedir nova referência multibanco com agravamento de 5,00 euros no valor da inscrição.
Horários
- 10h00 – Abertura do secretariado
- 12h00 – Almoço (Porco no espeto + bebida)
- 13h15 – Início do carregamento das bicicletas nos camiões (areal do Rio Lima)
- 13h30 – Partida dos que sobem de bicicleta, até ao início do descida
- 13h30 – Fecho do secretariado
- 14h00 – Partida dos autocarros e camiões para o ponto de início da descida
- 14h30 – Chegada ao cimo do monte – Boalhosa
- 14h45 – Início da XX Descida ao Sarrabulho
- 16h15 – Chegada prevista dos primeiros participantes
- 16h30 – Abertura dos banhos e lavagem das bicicletas
- 17h30 – Chegada prevista dos últimos participantes
- 19h00 – Jantar
Secretariado
O secretariado estará instalado na Alameda de S. João, junto à ponte romana.
Percurso
O percurso tem cerca de 20 km de extensão, 95% do qual realizado em descida). O trajecto estará marcado com fita própria e os vários ‘perigos’ encontra-se-ão assinalados com placas.
O percurso da subida (opcional) tem 16 km e será guiado num ritmo moderado. Na semana anterior ao evento serão disponibilizado os tracks dos percursos (descida e subida).
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Imagens: (0) Foto Livre / Sérgio Pinheiro Fotografia, 1) BaToTas
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