Conceituada fotógrafa espanhola dá a conhecer visão transcendente da Índia através de um olhar sobre povo e paisagem reveladores de um mundo complexo, fragmentado e aparentemente suspenso no tempo
Cristina García Rodero expõe no coração da cidade de Braga

Pub
Terra de Sonhos – Ser Mulher na Índia Rural é o título da exposição fotográfica de Cristina García Rodero que estará patente, até 9 de Novembro, no coração da cidade de Braga. Para lá de apresentar a ‘singularidade e assimetria do mundo rural da Índia’, ‘cenário onde o passado se confunde com o presente e o natural com o sobrenatural e com o fantástico’, a mostra desta extraordinária fotógrafa espanhola é sobretudo uma ‘homenagem ao poder de transformação feminino’.
Promovida pela Fundação “La Caixa” em colaboração com o Município de Braga e o Banco BPI, esta é uma exposição que integra um conjunto de 40 imagens de um total aproximado de 67 mil, tendo a seleção para a exposição tido dois critérios: por um lado, o valor artístico da imagem, por outro, a história de cada uma das protagonistas. Do conjunto de fotografias ressaltam a singularidade e assimetria do mundo rural da Índia.
Através do seu trabalho, a fotógrafa espanhola propõe-nos uma forma particular de ver a Índia, reunindo uma torrente de imagens representativas das comunidades rurais da Índia e cativando pela qualidade composicional e pela vivacidade das suas imagens. Pela mão da fotógrafa Cristina García Rodero, descobrimos o olhar do seu povo e entramos numa paisagem reveladora de um mundo complexo e fragmentado que parece suspenso no tempo.
Cristina García Rodero revela visão transcendente da Índia contemporânea
Através do seu trabalho, Cristina García Rodero propõe-nos uma forma particular de ver a Índia, um mundo complexo e fragmentado. Cada fotografia constrói um código visual coerente e, acima de tudo, transcendente. A imagem transforma-se em arte e derrubam-se as barreiras territoriais em prol dos direitos humanos. A exposição mergulha no que de mais sensível e mágico existe no mundo feminino e na força e capacidade de superação das mulheres de Anantapur (Andhra Pradesh).
Durante um mês e meio, Cristina García Rodero visitou hospitais, abrigos para mulheres vítimas de abusos, oficinas, escolas e casas, obtendo retratos que dão voz a quem muitas vezes esquecido: meninos e meninas, pessoas com deficiência e, muito especialmente, mulheres. Mães, camponesas, costureiras, namoradas de diferentes confissões, professoras, enfermeiras e alunos têm um papel de destaque neste projeto. ‘São rostos anónimos dados ao retrato, histórias delapidadas numa Terra dos Sonhos, uma terra onde apesar da miséria, as pessoas riem, choram e se vestem com as cores mais fortes do planeta’, assinalou Willy López.
Através destas imagens, a fotógrafa pretende dar a conhecer ao público a vida dos habitantes desta zona desconhecida da Índia, bem como mostrar a influência das imagens na sensibilidade contemporânea e destacar o papel dos grandes criadores visuais do século XX na nossa forma de ver o mundo.
“Vemos esses olhares e essas mãos. São olhares que sonham, sim, mas o que é mais importante: exercem o direito de sonhar. O ativismo feminino, organizado em assembleias, é a principal alternativa energética que está a transformar a região de Anantapur. Esta rede de solidariedade – colocada em cena com o apoio da cooperação internacional da Fundação Vicente Ferrer e da Obra Social “la Caixa” – tem possibilitado centros de protecção de mulheres agredidas, cooperativas de autossuficiência, cuidados de saúde em todas as casas, abastecimento de água em cada aldeia e milhares de casas dignas”, escreveu Manuel Rivas no catálogo original da exposição.
Inauguração contou com artista, Artur dos Santos Silva e Ricardo Rio
A exposição foi inaugurada, em Braga, esta Terça-feira, 12 de outubro, na Praça da República, tendo contado com a presença da própria fotógrafa Cristina García Rodero – licenciada em Belas Artes pela Universidade Complutense de Madrid e a primeira espanhola a ser admitida na prestigiada agência de fotojornalismo Magnum -, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, e de Artur Santos Silva, responsável pela Fundação “la Caixa” em Portugal, tem vindo a percorrer, com enorme sucesso, desde 2016, diversas localidades de Espanha, como Mérida, e de Portugal, como Cascais. Terra de Sonhos – Ser Mulher na Índia Rural faz parte do programa “Arte na rua”, através do qual a Fundação “la Caixa” pretende aproximar a arte das pessoas, fora do contexto dos museus ou das salas de exposições, âmbito em que se inserem diversas acções da Fundação ”la Caixa” que mostram a influência das imagens na sensibilidade contemporânea e destacam o papel dos grandes criadores visuais do século XXI na nossa forma de ver o mundo.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M BRG
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Algumas formas de violência contra as mulheres passam despercebidas, em especial nos locais de trabalho
CGTP lembra sofrimento das mulheres pela violência de todos os dias

Sabe que precisa solicitar apoio com 3 dias de antecedência em relação à data de efeito?
Segurança Social disponibiliza declaração para apoio excecional à família

Encontro com pedagogo Rafael Betencourt acontece em ambiente virtual
Educação | Famalicão em Transição promove debate ‘Os princípios e a metodologia da Escola da Floresta’

Mobilizar as populações da Trofa e seus vizinhos para valorizar a economia da região
Augusto Canário, Zé Amaro e Banda Myllenium na ExpoTrofa

Reguenga, Roriz e Santo Tirso recebem este ano os novos espetáculos do festival de teatro amador
‘Palcos’ volta a animar Santo Tirso
Comente este artigo
Only registered users can comment.