Não é todos os dias que uma instituição completa 150 anos de vida, mas foi o que aconteceu à Banda de Música de Antas, em Esposende. Assim, para assinalar a celebração do 150º aniversário, a Banda preparou um concerto aberto ao público, igaulmente transmitido pela Esposende TV. O concerto de aconteceu esta terça-feira, 5 de outubro, e contou com a especial presença do tenor Carlos Guilherme.
A acompanhar a banda neste concerto, que decorreu, sob a direção do maestro Diogo Costa, no recinto paroquial de Antas perante vasta plateia, esteve o tenor Carlos Guilherme, reconhecido nacional e internacionalmente. O resultado foi um espetáculo de elevado nível e qualidade, pontuado por momentos onde o fogo de artifício acompanhou a música.
No domingo, anterior, a Banda de Música de Antas solenizou a missa das 11h00 e relembrou a memória de todos quantos passaram pela associação e que já não se encontram vivos, a que se seguiu a habitual romagem ao cemitério.
O Presidente da Direção da Banda, Jorge Neiva, num discurso marcado pela emoção, onde refletiu sobre a longa existência da coletividade, agradeceu aos vários executivos municipais o apoio prestado à associação, ao longo dos anos, expressando especial reconhecimento ao presidente Benjamim Pereira, pela disponibilidade e colaboração, no decurso dos seus mandatos. O dirigente assinalou que o autarca “foi pedra fundamental no crescimento qualitativo” da banda, porque “acredita na grandeza e na nobreza” desta associação cultural.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou também presença no concerto comemorativo dos 150 anos da Banda de Música de Antas, depois de ter já também participado na missa de ação de graças do aniversário da associação, na Igreja Paroquial de Antas.
Na sua intervenção, Benjamim Pereira felicitou a Banda pela comemoração dos 150 anos e, neste contexto, expressou o reconhecimento a todos quantos, ao longo da sua existência, contribuíram para o seu engrandecimento, desde músicos a dirigentes.
Reconhecendo as dificuldades que o associativismo enfrenta, agravadas pelo contexto da pandemia, Benjamim Pereira enalteceu a dedicação e a disponibilidade dos dirigentes da banda, que engrandece culturalmente o concelho e o dignifica. Referiu, a propósito, que a cultura constitui uma das áreas de relevo do Município, sustentando, assim, o investimento no setor.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Esposende lança concurso para postos de carregamento elétricos
Imagens: M EPS
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*