Partido propõe criação de parques para acomodação e controle de matilhas existentes

Deputada do PAN Bebiana Cunha visita canil de Vila do Conde

Deputada do PAN Bebiana Cunha visita canil de Vila do Conde

Pub

 

 

Na sequência das questões relacionadas com bem-estar animal no Concelho apresentadas pelo PAN – Vila do Conde em maio, a que o município respondeu na passada sexta-feira, a deputada à Assembleia da República eleita pelo círculo eleitoral do Porto, Bebiana Cunha, acompanhada pela Comissão Política Concelhia, visitou o canil de Vila do Conde e reuniu com a médica veterinária municipal e a vereadora da saúde pública, que inclui as competências referentes ao funcionamento dos serviços municipais de veterinária.

Para o PAN, é evidente a necessidade de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) com uma maior capacidade de acolhimento, bem de criação de um gatil adequado para estimular a adoção de gatos abandonados dóceis e da indispensável melhoria das condições de trabalho dos seus funcionários. “Em 2011, a infraestrutura do canil ia ser provisória. Dez anos volvidos, permanece quase igual. As obras realizadas em 2019 não resolveram problemas estruturais e o executivo deve apresentar a sua decisão sobre como e quando vai resolver estes problemas”, sustenta Bebiana Cunha.

PAN interessado em conhecer melhor situação vilacondense relativamente ao bem-estar animal

De acordo com Bebiana Cunha, “é fundamental inclusive reforçar a equipa técnica afeta aos serviços veterinários municipais, para que se possa assegurar com qualidade e eficácia todo o trabalho desenvolvido”. Durante a sua ação, o PAN questionou também acerca do programa CED (captura, esterilização e devolução) a gatos de rua e da obrigação imposta pelo município de o registo dos microchips ser feito em nome dos cuidadores, uma prática que obstaculiza o processo massificado de CED que deve ser feito para efetivamente se controlar a população de gatos em colónias.

O PAN procurou ainda saber sobre os apoios à esterilização dos animais de pessoas economicamente carenciadas, matéria relativamente à qual o município se comprometeu a avançar e estudar a melhor forma de apoiar estas famílias. Adicionalmente, foi igualmente interpelada a questão da criação de um site exclusivo e uma página oficial nas redes sociais para a divulgação do trabalho e dos animais para adoção no canil, atualmente inexistente. O PAN propôs ainda a criação de parques que possam acomodar e controlar as várias matilhas existentes, à semelhança do que alguns municípios têm vindo a desenvolver, com óptimos resultados.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: PAN

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.