Principais contributos da cidade envolvem empreendedorismo e inovação, resíduos e consumo sustentável na cidade de Villa Maria, na região de Cordoba

Braga integra projecto para o Desenvolvimento Sustentável na Argentina

Braga integra projecto para o Desenvolvimento Sustentável na Argentina

Pub

 

 

Sob o lema ‘Fomento do Desenvolvimento Urbano Integrado, Inclusivo, Resiliente e Ecológico’, Braga será o parceiro da União Europeia que funcionará como centro de boas práticas e que servirá para auxiliar à execução do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) da cidade argentina de Villa Maria, situada na região de Cordoba. O programa conta com um financiamento europeu de 2,4 milhões de euros, tendo em vista o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A maior parte do financiamento destina-se a ajudar a cidade argentina a executar este PDI.

União Europeia financia este projecto através do programa Europe Aid. Liderado por Villa Maria, tem ainda como parceiro a capital do Paraguai, a cidade de Assunção, bem como a Mercociudades, a rede das principais cidades da América do Sul, enquanto parceiro institucional.

Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal de Braga, demonstra a sua satisfação por participar nesta iniciativa, uma vez que este está de acordo com o perfil internacional da cidade. “Nos últimos anos temos sido reconhecidos como um laboratório internacional de boas práticas em diversas dimensões, nomeadamente na execução da agenda 2030 das Nações Unidas, que é o que está em causa neste projecto”, destaca Ricardo Rio.

O contributo de Braga para este projecto reside no âmbito da promoção do empreendedorismo e inovação, mas também nas áreas dos resíduos e do consumo sustentável. Nesta parceria, além do Município de Braga, estarão também envolvidos a Agere e a Startup Braga, como parceiros para as acções do município argentino. Este é o primeiro projecto do género que Braga integra.

Programa de desenvolvimento pretende fomentar inovação e prosperidade

Este programa irá fortalecer as relações de cooperação com os governos locais ao favorecer o intercâmbio, o desenvolvimento de seminários e workshops sobre boas práticas, políticas inovadoras e marcos regulatórios que darão impulso a novas associações. Neste programa estão previstas iniciativas em diferentes áreas, sendo que a experiência de Braga será de vital importância no processo de aprendizagem entre pares e transferência de conhecimento. Os principais destinatários estão ligados ao ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade argentina, como a Universidade Nacional de Villa María, a Universidade Tecnológica de Villa María, a associação empresarial AERCA, Cluster TIC – Impulso Tecnológico de Villa María, o Parque Tecnológico e ainda o Município de Villa Maria.

Este projecto terá o arranque oficial em Junho, com um seminário digital de boas práticas entre as três cidades participantes, a União Europeia para a Argentina e a Mercociudades. O Europe Aid é um programa de financiamento da União Europeia dirigido a outros continentes, no sentido de fomentar a prosperidade e inovação nas cidades, financiando programas que fortalecem o desenvolvimento sustentável.

Villa Maria é uma cidade argentina da Província de Córdoba com 100 mil habitantes, enquanto Assunção é a capital do Paraguai, com mais de 2,5 milhões de habitantes. Neste projecto, as três cidades irão partilhar boas práticas e experiências, contribuindo para uma mudança estrutural de políticas na cidade líder do projecto, Villa Maria.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagem: M BRG

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.