Guimarães promoveu a “reflexão sobre a língua portuguesa” e reforçou o compromisso com os países lusófonos através de um ciclo de intervenções que decorreram neste Dia Mundial da Língua Portuguesa. “Aqui, em Guimarães nasceu um país e daqui saiu uma língua para o mundo, que reflete a nossa cultura, a nossa educação, aquilo que fomos, o que somos e o que queremos ser. A importância deste investimento no material e imaterial deve ser assinalado através da partilha de experiências e do conhecimento. É por isso que assumimos o compromisso de reforçar esta vontade em ser o centro das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em convergência com a Universidade do Minho“, salientou Domingos Bragança, o Presidente da Câmara de Guimarães.
Domingos Bragança partilhou ainda a mensagem enviada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa no âmbito do seminário que decorreu na cidade de Guimarães. “O Dia Mundial da Língua Portuguesa testemunha o reconhecimento do papel da nossa língua para o património da Humanidade, como língua de diálogo e de cooperação entre povos e culturas”, expressou o Presidente da República, salientando que “o português é uma língua viva e um fator de amizade e de união entre todos os portugueses, os que vivem no território nacional e os portugueses da nossa diáspora, e também um elo central na ligação entre os cidadãos dos países da CPLP“.
Guimarães evocará anualmente a Língua Portuguesa
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemorou neste dia 5 de maio, foi proclamado pela 40.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em novembro de 2019. Guimarães assinalou este dia, cimentando a matriz de cidade fundadora de Portugal e assumindo o desígnio de evocar esta data todos os anos. A vice-presidente da Câmara, Adelina Pinto, lembrou que “Guimarães tem o privilégio de ser a cidade onde nasceu Portugal, com esta matriz de ser a cidade fundadora. Foi em Guimarães, com a Batalha de S. Mamede de 1128, que D. Afonso Henriques iniciou a construção do país e Guimarães pretende também fazer a evocação da nossa língua neste Dia Mundial da Língua Portuguesa que se assinalará todos os anos.”, salientou Adelina Pinto.
Recurso da humanidade
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, destacou através de uma mensagem em vídeo que “a língua portuguesa é comum como um recurso da humanidade”, sendo a língua oficial de perto de 300 milhões de pessoas, enaltecendo ainda como uma das grandes línguas internacionais de comunicação científica”.
Celebração de uma realidade viva
Nota de realce ainda para a intervenção do Reitor da Universidade do Minho, sublinhando a “partilha da responsabilidade na celebração deste dia” e assinalando a importância de “continuar, mobilizando vontades e apoios”. Rui Vieira de Castro considerou a “celebração de uma realidade viva no contexto de interações de homens e mulheres, na celebração de espaço de diálogo da língua portuguesa”.
Cooperação determinante no âmbito da CPLP
O Embaixador da UNESCO, António Sampaio da Nova, falou da promoção do debate e a visibilidade como objetivo alcançado com a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Sampaio da Nóvoa vincou a importância da língua portuguesa na comunicação digital, ressalvando a dimensão da criatividade através do pensamento e da cooperação, apontando que “a palavra cooperação é absolutamente decisiva na ligação com a CPLP”.
Outros participantes neste Encontro anual da Língua Portuguesa
Esta sessão contou ainda com as intervenções da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, Elias Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela), Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra), Judite Nascimento (Reitora da Universidade de Cabo Verde), Nazim Ahmad (Fundação Aga Khan), Sérgio Leitão (Secretário de Estado da Economia Criativa do Estado de São Paulo), Larissa Graça (Museu da Língua de São Paulo), Moisés Martins (Universidade do Minho), Rui Vaz (Instituto de Camões), Tamoio Athayde Marcondes (Presidente da Funarte – Brasil), Laurentino Ferreira (Instituto de Formação Empresarial da CPLP) e Ana Caridade (Agrupamento de Escolas de Abação – Guimarães).
Língua mais falada no hemisfério sul
O Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, mencionou que o português é a quarta língua mais falada no mundo, sendo a língua oficial nos 9 países da CPLP: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Evidenciou os movimentos das diásporas lusófonas, que faz com que seja a língua mais falada no hemisfério sul.
Imagens: MGMR
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
Paypal: vilanova@vilanovaonline.pt
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.