A Assembleia Municipal de Guimarães comemorou o 47º aniversário do 25 de Abril de 1974, com a realização de uma sessão solene evocativa da efeméride, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães, numa cerimónia abrilhantada pela atuação de Ana Silva (voz), Manuel de Oliveirao (guitarra) e Paulo Rodrigues (voz e guitarra). Foi o retomar de sessões presenciais, depois de um ano marcado pela situação de pandemia, ainda assim com limitação de pessoas e cumprindo as restrições de segurança.
A sessão contou com as intervenções do deputado independente António Meireles e dos deputados pertencentes aos grupos parlamentares: Sónia Ribeiro (Bloco de Esquerda), Cândido Capela Dias (Coligação Democrática Unitária), Nuno Vieira e Brito (Centro Democrático e Social – Partido Popular), Filipa Leite (Partido Social Democrata) e Hugo Teixeira (Partido Socialista). José João Torrinha, Presidente da mesa da Assembleia Municipal de Guimarães, finalizou a sessão protocolar dos discursos evocativos dos 47 anos do “25 de Abril de 1974”.
O programa das comemorações do 25 de abril – “Abril com Cantigas do Maio” – prolonga-se durante a semana, até 1 de maio, num modelo de cooperação entre a Câmara Municipal e as instituições: Centro Infantil e Cultural e Popular, Cineclube de Guimarães, Círculo de Arte e Recreio, Convívio – Associação Cultural e Recreativa, Sociedade Martins Sarmento e ainda Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e Biblioteca Municipal Raul Brandão.
‘Inquietação’ de José Mário Branco homenageada em Guimarães
Sob o tema “Inquietação”, estão programadas iniciativas de homenagem a José Mário Branco, com exposição patente na Sociedade Martins Sarmento da sua discografia. Entre os dias 25 e 29 de abril, decorre uma iniciativa online – “As Portas que Abril Abriu” – com a apresentação de testemunhos em vídeo no Facebook do Município de Guimarães, tendo como mote o acervo fotográfico de Simão Freitas.
Esta segunda-feira, 26 de abril, às 18 horas, o Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, participa no colóquio alusivo a José Mário Branco – “As Palavras e as Canções”, com transmissão em direto no canal do youtube da Sociedade Martins Sarmento.
No dia 30 de abril, decorre um concerto em formato misto (presencial e live streaming) designado por “Inquiet’ Ensemble” em homenagem jazz ao músico, pelas 19 horas. No mesmo dia, decorre ainda uma conversa informal sobre José Mário Branco, às 22 horas, com a participação de João Salgado, Hugo Castro, Ricardo Andrade e António Branco. No dia 1 de maio, por iniciativa do Círculo de Arte e Recreio, será a apresentação pública da Fanzine 2021 “Qual é a Tua, Oh Meu”.
viver.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M GMR
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*