ANESPO dá posse a direção na presença do Ministro da Educação

 

 

A tomada de posse dos órgãos sociais da ANESPO, eleitos no passado mês de março, realizou-se esta sexta-feira, 9 de abril, no Instituto de Educação Técnica, em Lisboa, contando apenas, por razões sanitárias, com a presença dos empossados e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Coube à Presidente da Assembleia Geral da ANESPO, Salomé Rafael, fazer uma saudação inicial, empossar os membros eleitos para a Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção que continua a ser liderada pelo Presidente, José Luís Presa, da ETAP, de Caminha, tendo como 1º Vice-Presidente o famalicense, Amadeu Dinis, da Escola Profissional CIOR, de Famalicão.

Escolas profissionais têm melhorado projetos educativos

José Luís Presa, o reconduzido Presidente da Direção, sublinhou o bom relacionamento entre a associação e Governo, bem como a permanente disponibilidade para o diálogo e para a concertação que tem ocorrido, especialmente no decurso da crise pandémica em que o nível de solicitações e intervenções tem sido mais intenso. A presença do Ministro da Educação na cerimónia foi, por isso, assinalada como um sinal do bom relacionamento institucional e da respetiva consideração pelas escolas e pela ANESPO.

No seguimento da intervenção, em jeito de balanço, realçou alguns aspetos da governação de grande significado para as escolas profissionais como foi o reforço das verbas do Programa Operacional Capital Humano (POCH) para o seu funcionamento normal e para a implementação de sistemas de garantia de qualidade alinhados com o EQAVET, com que nomeadamente a famalicense CIOR se encontra certificada, e a introdução das medidas relacionadas com a autonomia e flexibilidade que, embora fazendo parte do ADN das Escolas Profissionais, contribuíram para aprofundar as reflexões sobre as problemáticas e para melhorar os projetos educativos das escolas.

Referiu-se à necessidade de resolução dos problemas resultantes da crise pandémica que implicam dar particular atenção à necessidade de transmissão de saberes e aquisição de competências que não foi possível proporcionar no tempo próprio.

Estabelecimentos da ANESPO pretendem ajudar a fazer cumprir PRR

Na mesma linha, José Luís Presa, considerou importante a retoma das aulas presenciais, mas apelou a que não se perdesse de vista os avanços conseguidos com a utilização de recursos digitais e referiu a necessidade de melhorar as instalações e os equipamentos das escolas, dando tradução às prioridades definidas no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Por último manifestou a disponibilidade da ANESPO para continuar a colaborar com o Ministério da Educação em tudo o que tivesse a ver com as políticas de educação quer dirigidas a jovens quer a adultos.

Ministro da Educação enaltece papel da ANESPO

A Cerimónia de Posse foi encerrada com a intervenção do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que sublinhou as raízes minhotas de ambos e o excelente relacionamento que tem existido e testemunhou o seu grande apreço pelo trabalho desenvolvido pela ANESPO, tanto com o seu Gabinete, como com o Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Educação e bem assim com os demais Departamentos ligados à Educação, designadamente, o POCH, a DGESTE, a DGE e a ANQEP.

O Ministro da Educação disse que em muitos momentos, nos contactos com os colegas de governo e com outras individualidades, tem sublinhado o magnífico desempenho das escolas profissionais, tendo enaltecido o espírito sempre construtivo da ANESPO e a sua colaboração no desenho das políticas de educação e formação e na adoção de muitas medidas com impacto na governação.

Escolas profissionais desempenharão papel-chave no stempos exigentes que se avizinham

Tiago Brandão Rodrigues destacou ainda o papel das escolas profissionais ao longo dos 32 anos que levam de experiência e sua dedicação na preparação dos jovens para o mundo do trabalho e para o prosseguimento de estudos. Em face da obtenção dos bons resultados alcançados no país nos últimos anos, em matéria de combate ao insucesso e à redução do abandono escolar, referiu que estava convencido de que muitos desses avanços se devem ao trabalho desenvolvido pelas escolas profissionais.

O Ministro da Educação terminou a intervenção sublinhando o papel muito ativo da ANESPO e do seu presidente na preparação de vários documentos estruturantes, como o PRR, que permitiram colocar a educação e formação como uma grande prioridade nacional, esperando que esses recursos financeiros sirvam para modernizar as escolas profissionais dotando-as dos instrumentos que lhes permitam abraçar com determinação os tempos futuros, que serão muito exigentes.

Cursos profissionais devem ser adaptados aos jovens e às necessidades do mercado de trabalho

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: CIOR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Deixe um comentário