Galardão pretende incentivar jovens médicos a associarem atividade clínica e investigação
Bial e Ordem dos Médicos patrocinam Prémio Maria de Sousa

Pub
A Fundação Bial e a Ordem dos Médicos anunciaram o Prémio Maria de Sousa, uma homenagem à médica e imunologista de referência, considerada a personagem com maior impacto na ciência nos útlimos 35 anos, em Portugal, e que faleceu em abril passado vítima de Covid-19.
Com um valor até 25 mil euros, o Prémio Maria de Sousa destina-se a galardoar jovens investigadores
científicos portugueses, até aos 35 anos, com projetos de investigação na área das ciências da saúde. O
galardão contempla um estágio num centro de excelência.
Valorizar a associação da clínica à investigação
Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, destaca que “este prémio é para nós o melhor caminho para homenagear a forma como Maria de Sousa dedicou a sua vida à ciência e ao conhecimento pois reúne e enaltece as várias dimensões da médica e investigadora. Maria de Sousa desbravou caminho e demonstrou a importância da associação da clínica à investigação, sem nunca perder a capacidade de envolver os mais jovens e sem esquecer a importância da ética e do humanismo”.
Abrir caminhos a jovens cientistas
Para Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL, “este Prémio é uma homenagem a uma personalidade ímpar da ciência a nível mundial, que marcou de forma incontornável o desenvolvimento científico e académico em Portugal. Ao premiar jovens investigadores estamos a perpetuar o trabalho único de Maria de Sousa, que sempre procurou criar condições para que os jovens cientistas pudessem concretizar os seus sonhos e os seus percursos científicos”.
As candidaturas, abertas a cidadãos portugueses que sejam investigadores científicos, residentes em Portugal ou no estrangeiro, decorrem até 31 de maio de 2021. De qualquer dos modos, caso pense candidatar-se deverá consultar o respetivo Regulamento.
Júri constituído por personalidades de reconhecido mérito
O júri desta primeira edição é constituído por cinco personalidades muito próximas de Maria de Sousa. O presidente é, desde logo, o neurocientista Rui Costa, professor de Neurociência e Neurologia na Columbia University, EUA, e os restantes membros são Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular, Graça Porto, professora catedrática do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Miguel Castelo-Branco, diretor do Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional da Universidade de Coimbra, e Joana Palha, vice-presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho.
Maria de Sousa, uma vida dedicada à investigação e à ciência
Após terminar a licenciatura em medicina, em 1964, Maria de Sousa iniciou uma carreira de investigação que passou por Inglaterra, Escócia – onde fez o doutoramento em Imunologia – e Estados Unidos.
Em 1966, relatou descobertas fundamentais em imunologia, referentes às distribuição de linfócitos T nos órgãos linfóides de mamíferos, na sequência de estudos realizados nos laboratórios de Experimental Biology do Imperial Cancer Research Fund em Mill Hill, em Londres. Em 1971, descobriu um fenómeno a que deu o nome de ecotaxis, assim designando a capacidade de células de diferentes origens migrarem e organizarem-se em áreas bem delineadas dos órgãos linfóides periféricos.
Regressou a Portugal em 1985 e integrou o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, onde fundou o Mestrado em Imunologia.
Nesta instituição conduziu os seus estudos para o sistema imunitário de pacientes com uma doença genética de sobrecarga de ferro, a hemocromatose hereditária. A equipa que então liderou ficou implantada no meio científico como referência no estudo desta doença, muito frequente em Portugal, e na sua relação com o sistema imunitário.
Enquanto docente e investigadora da Universidade do Porto, foi responsável pelo primeiro programa doutoral em Portugal – Programa Graduado em Biologia Básica e Aplicada (GABBA).
Juntamente com o ex-ministro Prof. José Mariano Gago, promoveu na Junta Nacional de Investigação
Científica e Tecnológica (JNICT) uma revolução no sistema de avaliação da ciência em Portugal.
Autora de diversos artigos científicos de alcance internacional, Maria de Sousa foi agraciada com inúmeras distinções e condecorada como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1995), Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2012) e com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada (2016).
A ligação de Maria de Sousa à Fundação BIAL iniciou-se em 1994, altura em que recebeu o Prémio BIAL pelo trabalho “Contribuição para a Caracterização da Ecologia e da Biologia do Sistema Timo-Dependente: Memórias, Percursos e Esboço de uma nova Teoria”. A partir de então a sua relação com a Fundação foi-se intensificando, tendo sido membro do júri do Prémio BIAL em três edições e sua Presidente no ano 2000. Entre 2010 e 2014, assumiu o cargo de administradora da Fundação BIAL, cuja atividade reorganizou, incutindo-lhe um mais elevado nível de exigência e qualidade.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Egídio Santos / Universidade do Porto
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Crianças dos 3 aos 6 anos recebem equipa de médicas dentistas em sessão de rastreio oral e divulgação de boas regras sanitárias
Gerações promove Saúde Oral no Pré-Escolar

António Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, marca presença em sessão de abertura de evento da SPMI com mais de 400 profissionais de saúde
Guimarães acolhe Congresso Nacional de Autoimunidade

Utilização omnipresente deste tipo de equipamento individual retarda propagação de pandemia
Adoção precoce de máscaras relacionada com baixas infeções por Covid-19

Decidido novo pacote de medidas de apoio social e económico para reduzir impacto da pandemia
Melgaço assegura testes de despiste e diagnóstico do coronavírus às instituições concelhias

Investimento de 100 mil euros em equipamentos destinados ao uso de pessoas e animais
Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo recebem atrelados de socorro
Comente este artigo
Only registered users can comment.