‘Escrutinemos sistematicamente os actos dos nossos governantes políticos e avaliemo-los criticamente, na perspectiva da «Ética Republicana»’
5 de Outubro: desafio ao escrutínio sistemático dos governantes

Pub
A «Ética» envolve, simultaneamente, uma avaliação pessoal de comportamentos e um juízo público dessas condutas, implicando que quaisquer actos que se pratiquem, ainda que privados, não envergonhem os seus praticantes se tornados públicos.
A «Ética Republicana» será, pois, a aplicação específica de tal princípio aos condutores e gestores políticos de uma REPÚBLICA, aos responsáveis directos pela administração da Coisa Pública (RES PUBLICA) de um dado país, designadamente no assegurar da primazia absoluta do interesse público sobre os interesses particulares em geral.
Portugal, desde a Revolução de 5 de Outubro de 1910, assumiu-se como uma REPÚBLICA, num caminho que, interrompido pelos obscuros anos da Ditadura Salazarista (o Estado Novo fascista e corporativo), foi retomado a 25 de Abril de 1974.
Daí para cá muita coisa se passou, sucedendo que, lamentavelmente, nem sempre os comportamentos dos políticos envolvidos no processo se tenham pautado pelos moldes que a «Ética Republicana» implica.
Na passagem de mais um aniversário da nossa REPÚBLICA, fica aqui um desafio para que, sistematicamente, escrutinemos os actos dos nossos governantes políticos e os avaliemos criticamente, na perspectiva «Ética Republicana» que, civicamente, temos o dever de lhes exigir.
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Depois de muita ansiada reabilitação, infraestrutura abre novamente ao público
Mercado Municipal de Braga reabre portas à comunidade

Entrevista a António Cruz, autor de Avifauna do Parque da Devesa, percorre o seu percurso enquanto tal, os interesses, a evolução e deixa também alguns conselhos para quem queira juntar-se à fotografia de natureza e aves, em particular
Fotógrafo do Parque da Devesa revela ‘fascínio pelo Guarda-rios e a Coruja-das-torres’

Antes da pandemia Portugal já ultrapassara anterior objetivo de 75%
Bruxelas reforça objetivo e quer 78% da população da UE empregada até 2030
Comente este artigo
Only registered users can comment.