A pessoa
O Zé Miguel é licenciado em Enfermagem, profissão que exerce desde 2006. Profissional dedicado, apaixonado e competente.
Dedica-se paralelamente à música e tem uma voz portentosa e quente. Gosto muito da forma como transforma e interpreta os temas mais variados, dando-lhe sempre o seu cunho pessoal. Tem uma grande alma de músico e é um artista que sabe levar ao rubro uma plateia.
O trabalho e a criação
O Zé Miguel começou a estudar Guitarra Clássica no CAR. Foi depois membro da Tuna Académica de Ciências da Saúde – Oportuna, como voz solista e guitarrista. Paralelamente abraçava um projeto musical, como vocalista e guitarrista, com o Carlos Costa (músico Portuense) intitulado Unplugged Sessions onde o Pop/Rock e o Grunge eram a identidade. Eram interpretadas versões de bandas internacionais com grande expressão nestes estilos musicais na década de 90.
Em 2007 a sua experiência musical passou pelo Fado – mais propriamente a Canção de Coimbra – colaborando com o Grupo de Fados Cidade Berço como solista. De novo, paralelamente, regressava aos palcos do acústico com Sérgio Ferreira (músico Vimaranense) num formato mais Pop e mais abrangente, desde a música Pop/Rock e música ligeira nacional aos clássicos ingleses e americanos dos anos 50 aos 90.
Em 2011, abraçou a aventura de um projecto a solo. Também em formato acústico, apresenta-se em bares, restaurantes e pequenos palcos, onde faz uma viagem mais abrangente desde o Pop ao Rock, com passagens pelo Jazz, Bossa Nova, Soul e Blues, sendo estes últimos os estilos musicais que cada vez mais explora e que com os quais mais se identifica atualmente.
O estudo da guitarra regressou em 2014 na vertente Jazz com o Richard Okkerse na Escola de Jazz do Convívio em Guimarães.
Em 2016 reúne um grupo de músicos e forma o projecto Zé Miguel On Stage, criado para grandes palcos e produções mais arrojadas do aquelas que fazia até então, onde interpreta temas de vários artistas que de certa forma o influenciaram ao longo dos anos.
A ambição do Zé Miguel passa pela gravação de um registo discográfico em nome próprio – ainda me lembro duma conversa que tive com ele há anos, onde lhe dizia que ele tinha mesmo de fazer isso e acreditar nele! Felizmente tem trabalhado nesse sentido e tem reunido um conjunto de ideias para temas originais, os quais pretende levar a estúdio mas ainda sem data marcada.
Estamos à espera, Zé Miguel!
Ah, é a voz do tema “Sou Vitória” do Vitória Sport Clube.
#talentomadeinguimaraes#zemiguel
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*