Prostituição: estranha forma de vida

Prostituição: estranha forma de vida

Pub

 

 

‘Estranha forma de vida’ a que leva Helena no quadro das diversas formas de vida individuais ou coletivas no multidisciplinar conceito social.

Todas as noites, à mesma hora, religiosamente pelas 21h30, atravessa o Largo de São Francisco e percorre suavemente a avenida Dom Afonso Henriques sorrindo para os condutores das viaturas que vão passando.Uns retribuem-lhe o sorriso, outros não. Uns procedem ao abrandamento da marcha, outros não. Uns param a viatura, descem o vidro e perguntar-lhe quanto cobra pelo serviço que presta, convidam-na a entrar ou não. Outros param a viatura, abrem o vidro, vociferam impropérios e aceleram a marcha, indo-se embora de forma rápida.

Helena exerce a mais antiga profissão do mundo mesmo não sendo uma profissão reconhecida como tal no mundo que se reclama de civilizado.

Helena é uma profissional do sexo. Presta serviços numa área definida como sendo de foro íntimo ligada à satisfação de um
dos instintos primários da espécie animal: o prazer da carne. A exponente máxima da realização cumulativa do indivíduo agregadora da sensibilidade intuitiva que se liberta e expande em um orgasmo final do ato. Um serviço ancestral inserido no quadro do suprimento das necessidades básicas elementares do homem.

No entanto, por regras estabelecidas ao longo da sua História, esta atividade sempre foi e continua a ser um tabu cultural enraizado, muitas vezes intracultural, mas que se acomoda e arruma como se não existisse e fica deambulando nas intenções das regras das entrelinhas do pudor que deixam marca indelével no rubor da organização social da espécie.

Helena tem disponibilidade quanto baste para aceitar argumentos gastos pelo escárnio social enjeitado, mas não aceita ser a vítima de um prazer não partilhado enquanto profissional que se limita a prestar um serviço e, por esse serviço prestado, cobra valor de remuneração para fazer face à vida quotidiana no âmbito dos parâmetros socialmente estabelecidos.

Tem clientes regulares e ocasionais. Investe na sua imagem para melhor agradar aos clientes. Tem as despesas inerentes ao serviço prestado. Tem o ativo e o passivo de uma outra qualquer atividade profissional exercida a título individual onde o saldo se apura do diferencial entre a receita e a despesa de um exercício simples. Também tem os riscos inerentes à sua atividade profissional. Não compreende por isso a indiferença legal para com o exercício da sua atividade e muito menos aceita lições de moral da moral corrompida estabelecida. Aquela moral que a rotula de ter uma ‘estranha forma de vida’, na medida em que nada é socialmente estranho na forma de vida que leva, exercendo a profissão que escolheu ou por força de circunstâncias a montante e a jusante tem de exercer e, por isso, não deve ser julgada como sendo o exercício de ato marginal ou criminoso.

Atividade para volúpia alheia, ‘estranha forma de vida’ a de quem vende o corpo por momentos não cabe num mundo onde a venda da força de trabalho de manufatura ou intelectual resulta para a interação relativa do equilíbrio sustentado e a sustentabilidade de todos os ecossistemas e da biodiversidade à escala do Planeta.

‘Estranha forma de vida’ será porventura a de todos aqueles que vendem a alma sem qualquer rebuço ou constrangimento prostituindo o caráter, que é coisa a que Helena não se submete ou faz.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Imagem: Call Me Fred/Unsplash

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Categorias: Crónica, Sociedade

Acerca do Autor

António Fernandes

António da Silva Fernandes nasceu em 1954, em S. José de S. Lázaro e reside atualmente em S. Mamede de Este, em Braga. É chefe de serviços da Alcatel. Como dirigente associativo, esteve e/ou está envolvido com: ACARE; GETA; Academia Salgado Zenha; Academia Sénior Dr. Egas; Associação de Pais da Escola Dr. Francisco Sanches; APD - Associação Portuguesa de Deficientes; Associação de Solidariedade Social de Este S. Mamede. Ao longo da sua vida, desenvolveu atividade política no MDP/CDE; JCP; PCP; LIESM-Lista Independente de Este S. Mamede; Comissão Política do Partido Socialista - Secção de Braga; Clube Político do Partido Socialista - Secção de Braga. Na política autárquica, desempenhou funções na Assembleia de Freguesia e no Executivo da Junta de Freguesia de Este S. Mamede. Desenvolve atividade na escrita: Poesia em antologias nacionais e plataformas digitais; Artigos de Opinião em Órgãos de Comunicação Social local e nacional, em suporte de papel e digital quer em blogues quer em Órgãos da Comunicação Social escrita. Colaborador na Rádio: R.T.M. (Solidariedade); Antena Minho (Cumplicidades).

Comente este artigo

Only registered users can comment.