Romar | Festas de S. Bento acontecem quase exclusivamente em casa e online

Romar | Festas de S. Bento acontecem quase exclusivamente em casa e online

Pub

 

 

Santo Tirso vai experienciar as Festas de São Bento 2020 com um novo formato. O arranque das festas, de forma simbólica, foi dado na quarta-feira passada, 1 de julho, com a iluminação do Mosteiro de São Bento. “É um dos ícones de Santo Tirso e é um sinal de esperança que queremos transmitir à população. Esperamos que em 2021 as nossas ruas voltem a encher”, afirma Alberto Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

À imagem do que tem vindo a a suceder noutros municípios, como Famalicão, Braga, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Barcelos, face aos constrangimentos provocados pela pandemia, o programa cultural aposta em levar a animação às pessoas, nomeadamente através das plataformas digitais, desincentivando os ajuntamentos sociais e apostando na participação dos artistas do concelho. “Será uma forma de os apoiar, dado que a Covid-19 levou a que muitos dos concertos destes artistas tenham sido cancelados”, alude o presidente da autarquia tirsense.

“Há Baile em Casa”, “Arraial em Casa” e “Concerto em Casa”. A programação das Festas de São Bento recupera os nomes das habituais iniciativas que as caracterizam, mas apresenta-as num novo formato. “São as festas populares com maior tradição no Município e, por isso, consideramos que seria importante assinalá-las, ainda que de uma forma diferente, devido às restrições inerentes à Covid-19”, explica o presidente do Município, Alberto Costa.

A esmagadora maioria das iniciativas previstas para a edição deste ano, entre 8 e 12 de julho, ocorre através das plataformas digitais do Município, nomeadamente na página do facebook, no instagram e no youtube. “Numa altura em que o distanciamento social é um imperativo, a melhor forma de manter a tradição e proporcionar animação é levar as iniciativas até às pessoas, por forma a que não saiam de casa”, justifica Alberto Costa.

8 de julho

A programação ganha enfoque a partir de 8 de julho, data em que se assinala a elevação de Santo Tirso a cidade. A tradicional cerimónia de homenagem a individualidades ou instituições do Município, com atribuição de medalhas de mérito, nos Paços do Concelho, será substituída por um tributo, nas plataformas digitais, a todos os profissionais que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19, bem como pela mensagem do edil concelhio.

9 de julho

Já no dia 9 de julho, quinta-feira, haverá lugar ao “Há Baile em Casa”, substituto do tradicional “Há Baile no Largo”, que todos os anos, desde 2014, enche o Largo Coronel Baptista Coelho. Pelas 22h00, “Los Bravos” irão animar, através das plataformas digitais do Município, quem quiser dançar a partir de casa.

O “Arraial dos Carvalhais” passará a ser “Arraial em Casa”, numa noite popular, a 10 de julho. No total, 10 artistas do Município de Santo Tirso – Conjunto Típico Pedra do Couto, Zédicó, Lando, Duo Polifonia, Serafim Ferreira, José Morais, Banda Charanga, Conjunto Musical Santo André, Grupo de Concertinas de Monte Córdova e Amigos e Lusosom – vão atuar à mesma hora, pelas 20h30, em 10 locais diferentes da cidade.

“Numa altura em que o setor da arte e da cultura é um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, em virtude das várias iniciativas que tiveram de ser canceladas, a Câmara considerou que seria importante apoiar os artistas do Município”, justifica Alberto Costa.

As atuações serão realizadas em zonas residenciais. A ideia é que, dentro de casa, a população possa dançar em família ao som da música popular portuguesa.

11 de julho

No sábado, 11 de julho, é feriado municipal. A tradicional missa solene terá lugar, mas, dada a reduzida lotação, será transmitida a partir da Igreja Matriz de Santo Tirso pelas 19h00, na página oficial do Município no facebook, para que os interessados em cumprir a tradição possam da mesma forma assistir à cerimónia litúrgica. A missa será conduzida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda e, apesar de aberta ao público, o número de lugares será condicionado às regras determinadas pelas autoridades de saúde.

No mesmo dia, haverá “Concerto em Casa”, numa espécie de “revive” Festas de São Bento, com a transmissão nas plataformas digitais do Município do concerto que os Ecos da Cave realizaram na Praça 25 de Abril, em 2017. O momento pretende também assinalar o novo projeto da banda de Santo Tirso, que irá lançar um livro/DVD com os momentos mais marcantes do grupo composto por José Costa, Carlos Lima, Armindo Lima, Chico Zé e Fredo.  

12 de julho

O último dia das Festas de São Bento, 12 de julho, será também assinalado nas plataformas digitais, nomeadamente com os vencedores do concurso de montras dos estabelecimentos comerciais aderentes, que se irá realizar por votação na página de facebook do Município, bem como um vídeo final de encerramento das festas.

Fonte e Imagens: Município de Santo Tirso

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.