Pub
No dia 17 de junho, Ilda Trilho tomou posse como vereadora da Câmara Municipal de Barcelos. A nova vereadora assume funções em substituição de José Beleza, vereador dos pelouros de Artesanato, Turismo, Ambiente, Mobilidade e Transportes, que suspendeu por 90 dias o mandato no município barcelense alegando motivos pessoais e profissionais.
Brevemente serão tornados públicos o regime de permanência e os pelouros a atribuir à vereadora Ilda Trilho.
‘Suspensão de mandato do Vereador José Beleza!!!! Porquê?!!!!’, interroga-se o PSD
O PSD Barcelos, através de nota emitida e assinada por José Novais, o líder da Concelhia local, interroga-se “sobre o alcance da suspensão de mandato do Vereador José Beleza, por 90 dias, com início no dia 17 de junho, alegando motivos de natureza pessoal” e profissional “relacionados com o desempenho do cargo de Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos”.
Após situar a demissão, o PSD recorda que o vereador assumiu os pelouros do Artesanato, Turismo, Ambiente, Mobilidade e Transportes, “em nada menores, mas para os quais não se vislumbra melhor aptidão e qualificação técnica por parte do Vereador”, considerando as suas competências técnicas “dada a sua posição de Comandante de uma Corporação de Bombeiros”.
‘Motivos de demissão não são os reais’
O partido alega que os motivos citados para a demissão, ou mais exatamente suspensão temporária do cargo, não são os reais.
“Enquanto Vereador e Comandante de Bombeiros, José Beleza viu o Presidente da Câmara “ativar um Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil”, sem existência legal conhecida e publicada, ativação efetuada na reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil realizada em 27/03, onde tem lugar “um elemento do comando de cada corpo de bombeiros existente no município”, não sendo conhecida a sua eventual participação nessa reunião, numa clara e evidente posição constrangedora para o Vereador.
Enquanto Vereador e Comandante de Bombeiros, José Beleza tem assistido ao não preenchimento do cargo de Coordenador Municipal de Proteção Civil ou Comandante Operacional municipal, previsto na estrutura da Comissão Municipal de Proteção Civil e tem pactuado com a manutenção de facto do antigo Comandante dos Bombeiros de Barcelinhos nesse cargo, funções que este vem exercendo de facto, sem habilitações legais para esse cargo, sendo mais um caso do ‘familygate’ PS, ‘made in Barcelos’.
Enquanto Vereador e Comandante de Bombeiros, José Beleza tem pactuado com o “funcionamento” de uma Comissão Municipal de Proteção Civil sem Regulamento próprio nem dinâmica condizente com a realidade do Concelho de Barcelos”.
A Concelhia de Barcelos do Partido Social Democrata termina dando ainda conta da sua “apreensão pelo eventual impacto negativo nas atividades dos Pelouros do Artesanato, Turismo, Ambiente, Mobilidade e Transportes e na imagem de Barcelos, devido à instabilidade provocada por esta alteração no executivo PS”.
Fontes: Município de Barcelos, PSD; Imagem: Município de Barcelos
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados
Comente este artigo
Only registered users can comment.