“É possível ou desejável trazer toda a produção de volta para casa? O comércio de estratégias industriais da China e dos EUA representa uma ameaça a longo prazo ao comércio global e à posição das economias européias na manufatura?”
Estas e outras questões estarão em discussão no próximo dia 22 de junho, segunda-feira, dia em que se realiza o COTEC Innovation Summit 2020, o evento de inovação do ano, agora 100% online. A edição deste ano, como não poderia deixar de ser, é dedicada ao tema “Do 4.0 ao Renascimento Industrial: os Próximos Passos numa Era Pós-Covid”.
Num momento único da nossa história recente, a agenda da conferência antecipará e debaterá a possibilidade do conceito ainda difuso de “Renascimento Industrial” da Europa como um processo de mudança acelerada cujas forças assentam na geopolítica e globalização, tecnologias da 4.ª revolução industrial, metas políticas ambiciosas de transição ecológica, e que tem o sector industrial como o núcleo essencial numa economia competitiva e ecológica. Os efeitos do processo de Renascimento Industrial da Europa transcendem os sectores da indústria transformadora, esta mesma em profunda transformação, e estendem-se por toda a economia e sociedade.
A Conferência terá uma audiência internacional alargada, orientada para uma audiência de líderes empresariais, decisores políticos, académicos e estudantes, contando-se com a participação de mais de 40 oradores e especialistas internacionais, no decorrer de 35 sessões e de 16 horas de broadcasting.
Serão abordados os seguintes temas:
- Política Industrial Europeia: crescimento orientado para o futuro ou novos rótulos para velhas prioridades?
- O Futuro da Europa é “Industrial”?: Tecnologias do futuro e “Campeões Mundiais” made in Europe.
- O crescimento de uma PME inovadora: pode a Europa ser uma ponte para o Mundo?
- Reequilibrando o relacionamento com a China – nivelando o “campo de jogo”
- Preparados para a próxima crise global?: perspetivas, riscos e lições da Pandemia
- Próximos passos para a Inovação: sectores, investimento e conhecimento
Fontes: Cotec Portugal, Município da Póvoa de Varzim; Imagens: Cotec Portugal
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais.
*